ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje

CPCJ

Tempo de Leitura: 4 minutos Contributors

A CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

É uma Instituição oficial não judicial com autonomia funcional que, tem como objetivo, promover os direitos da criança e do jovem, prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança e o seu desenvolvimento integral.

Os seus procedimentos são regulamentados através da aplicação da Lei de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, Lei N.º 147/99, de 01 de setembro.

IComissão Alargada – equipa mais vocacionada para a prevenção, através da sensibilização da comunidade.

II Comissão Restrita – Compete intervir nas situações concretas em que uma criança ou jovem está em perigo, nomeadamente o acompanhamento dos processos de promoção e proteção.

  • Crianças e jovens, com menos de 18 anos, ou até aos 21 anos, nos casos em que os jovens solicitem a continuação da intervenção antes de atingirem a maioridade.
  • Legitimidade de intervenção?
  • Considera-se que a criança/jovem se encontra em perigo nas seguintes situações:
  • Está abandonada ou vive entregue a si própria;
  • Sofre maus tratos físicos ou psíquicos ou é vítima de abusos sexuais;
  • Não recebe os cuidados ou afeição adequados à sua idade e situação pessoal;
  • Está aos cuidados de terceiros, durante o período de tempo em que se observou o estabelecimento com estes de forte relação de vinculação e em simultâneo com o não exercício pelos pais das suas funções parentais;
  • É obrigada a executar atividades ou trabalhos excessivos ou inadequados à sua idade, dignidade e situação pessoal ou prejudicial à sua formação ou desenvolvimento;
  • Está sujeita, de forma direta ou indireta, a comportamentos que afetam gravemente a sua segurança ou o seu equilíbrio emocional;
  • Assume comportamentos ou entrega-se a atividades ou consumos que afetam gravemente a sua saúde, segurança, formação, educação ou desenvolvimento, sem que os pais, representante legal ou quem tenha a guarda de facto se oponha de modo adequado a remover essa situação;
  • Tem nacionalidade estrangeira e está acolhida em instituição pública, cooperativa, social ou privada com acordo de cooperação com o Estado, sem autorização de residência em território nacional.

A CPCJ poderá intervir por iniciativa própria ao ter conhecimento de qualquer situação que coloque em perigo uma criança/jovem, ou por solicitação ou participação de qualquer pessoa ou instituição pública ou privada.

A intervenção da CPCJ, depende do consentimento expresso dos pais, do representante legal ou da pessoa que detenha a guarda de facto, consoante o caso (artigo 9º, da Lei 147/99, de 1 de setembro) e mediante a não oposição da criança ou jovem com idade igual ou superior a 12 anos, (artigo 10º, da Lei 147/99 de 1 de setembro).

Quando não é obtido o respetivo consentimento dos pais, representante legal ou detentor da guarda de facto e até mesmo a oposição da criança ou jovem, a CPCJ remete comunicação para o Ministério Público (artigo11º, da Lei 147/99, de 1 de setembro).

A legislação considera que a denúncia de situações em que as crianças ou jovens se encontrem em perigo é um dever de toda a comunidade:

  • Entidades policiais, autoridades judiciárias, entidades com competência em matéria de infância e juventude (jardins de infância, creches, escolas, instituições de saúde, serviços de ação social, entre outros);
  • Qualquer pessoa que tenha conhecimento de crianças ou jovens em situação de risco/perigo e até as próprias crianças e jovens.

Assim sendo, para sinalizar alguma situação neste âmbito, poderá deslocar-se diretamente à CPCJ existente na área de residência da criança/jovem, através de carta, email ou via telefónica ou através das entidades com competência em matéria de infância e juventude. Ressalva-se que a denúncia poderá ser efetuada de forma anónima.

Ligação útil: https://www.cnpdpcj.gov.pt/


Contactos


Horário

  • Todos os dias úteis: 09h00 às 13h00 / 14h00 às 17h00*

*De modo a assegurar a permanência da CPCJ durante os períodos noturnos, fins-de-semana e feriados, deverá ser contactada a GNR. Em caso de urgência deverá contactar a linha de emergência social – 144.

Ligar Agora Obter Direções

Conteúdo atualizado em 23 de Julho de 2024 às 14:01

Partilhar

CPCJ

Ou copiar link

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content