Quinta do Mosteiro
Mosteiro de Ancede – Baião
O Município de Baião, é proprietário da Quinta do Mosteiro de Ancede, que se encontrava entregue ao Ministério da Agricultura de Entre Douro e Minho por um período de 50 anos, tendo sido efetuado no ano de 2009, a respetiva reversão a favor do Município.
No ano de 2010, o Município de Baião deu início à requalificação da Quinta do Mosteiro de Ancede. Na referida Quinta existem vários tipos de produtos de excelente qualidade, como cereja, citrinos, vinhos e vários hortícolas que não devem, nem podem ser desperdiçados pelo Município, sob pena de incúria e mesmo de gestão danosa.
O trabalho realizado consistiu na requalificação da zona envolvente da Quinta, promovendo o seu enquadramento e aproveitamento cultural, paisagístico e agrícola, visando também a aplicação de novos módulos de produção, novas culturas e a promoção dos produtos obtidos.
Com o trabalho já realizado pretende-se desenvolver e atingir alguns objetivos, que destacamos:
Na Quinta do Mosteiro de Ancede, trabalham algumas pessoas na requalificação do local e mantendo a qualidade dos produtos. Também e muito importante, a oportunidade de empregabilidade e sustentabilidade de algumas famílias.
Os produtos da Quinta do Mosteiro de Ancede, destinam-se na sua maioria para consumo dos funcionários municipais, cabazes alimentares e para consumo das Instituições Particulares de Solidariedade Social, bem como para a promoção dos produtos de Baião, através da Casa de Baião no Porto.
Saiba mais:
Conteúdo atualizado em 10 de Janeiro de 2025 às 10:20