Investir em Baião
José Manuel Lima Soares
A economia é dinâmica e, neste contexto, são vários os investidores que decidiram apostar no concelho de Baião para o desenvolvimento e produção dos seus produtos. Nessa sequência dispomos de dois parques empresariais em Baião totalmente ocupados com as empresas que se instalaram. Perante este cenário, o município tomou a decisão de promover novos parques empresariais para disponibilizar a futuros investidores.
Como consequência do trabalho realizado pelo Município de Baião e por todos os que têm vindo a investir em Baião, regista-se uma evolução da empregabilidade, principalmente nas empresas instaladas nos parques empresariais. Ou seja, a evolução na criação de emprego teve um aumento de 37% nos anos de 2006 a 2012 e de 73% nos anos de 2013 a 2017. Conclui-se assim, que no período compreendido entre os anos de 2006 e 2017 o aumento da empregabilidade nos referidos parques empresariais foi de 136%.
A par do crescimento registado nos parques empresariais, também nas áreas do turismo, agricultura e restauração, a empregabilidade tem registado um aumento significativo, consequência da abertura de novas unidades hoteleiras, alojamento local e restauração. Na agricultura o aumento é consequência de mais áreas de cultivo da vinha e a aposta em novas culturas e produções de mirtilos, kiwis, goji, framboesas, groselhas, amoras, limões, marmelos, entre outras culturas.
O Município de Baião propõem-se continuar a potenciar a inovação, criatividade e o espírito empreendedor dos baionenses, bem como a promover medidas de incentivo à criação, atração e retenção de talentos, empresas, investimentos e atividades em clusters estratégicos.
Saiba mais:
Conteúdo atualizado em 23 de Julho de 2024 às 15:30