Trilhos e Percursos Pedestres

Tempo de Leitura: 3 minutos Contributors

Caminhe connosco nos trilhos da Serra da Aboboreira. Respire fundo e sinta o ar fresco da serra ou os aromas da terra escaldada pelo sol. Olhe o céu de um azul inigualável e prepare-se para descobrir as aldeias escondidas, a simpatia das suas gentes, os trilhos de água e os mosaicos agro-florestais.

Descanse na sombra de frondosos castanheiros, deixe-se embrenhar nas florestas naturais de carvalho e maravilhe-se com a diversidade de espécies que estes espaços encerram.

Espante-se com os dólmens e os batólitos graníticos que se destacam na paisagem, prove a água que corre na fresca Fonte do Mel, deixe-se cativar pelas pequenas flores campestres, pelos pequenos insetos que atravessam o seu caminho e pelas aves que rasgam o céu…

A paisagem típica que se observa neste percurso conta a história da transformação de densas florestas de carvalhos em zonas de pastagens, devido à atividade pastoril que o Homem aqui desenvolveu ao longo de milhares de anos. As gramíneas dominam estas ambientes, sendo típicas nas áreas mais planas do topo da serra. A erva-fina (Agrostis capillaris) é uma das mais apetecidas pelo gado já que as suas folhas são mais palatáveis que as do famanco (Agrostis curtisii) ou as do Pseudoarrhenatherum longifolium.

Este é o habitat preferencial do tartaranhão-caçador (Circus pygargus), uma ave de rapina de grande beleza e com um voo característico, com frequentes acrobacias, fazendo jus à designação de Circus.

Neste percurso, ao subir, vai deparar-se com dois dólmens do conjunto megalítico da Serra da Aboboreira. O primeiro, denominado Furnas 2, encontra-se numa pequena elevação, tendo-se a partir dele uma ampla visibilidade, observando-se a norte e a nordeste a Serra do Marão. Trata-se de um dólmen fechado, que integra o primeiro momento de construção deste tipo de monumentos na Serra da Aboboreira: entre finais do V e início do IV milénio A.C. O segundo, Meninas do Crasto 3, integra já um segundo momento construtivo que ocorreu nos inícios do IV milénio AC. As dimensões modestas e a laje de cobertura atribuem a este monumento uma certa graciosidade.

Locais de visita obrigatória, ao longo do percurso, são os aglomerados rurais de montanha – Aldeia Velha, Aldeia Nova, Pé Redondo – expressão singular do povoamento em altitude, de padrão concentrado que contrasta com a disseminação em pequenos lugares típica das terras baixas. Conservam uma arquitectura tradicional característica, frequentemente polarizada numa eira comum envolvida por conjuntos de espigueiros.

A Igreja Matriz de S. João de Ovil marca o início deste percurso. A título de curiosidade, poderá visualizar parte de um friso românico na fachada norte da igreja, testemunho de um primeiro templo aqui erigido.

Após iniciar o percurso, a paisagem que se observa nas áreas de meia encosta reflecte a natureza dinâmica da vegetação e a forma como esta evoluiu na ausência de usos e outras perturbações causadas pelo Homem.

Conheça o Programa Municipal de Caminhadas

Procura Percursos de BTT em Baião?

Conteúdo atualizado em 10 de Janeiro de 2025 às 10:20

Partilhar

Trilhos e Percursos Pedestres

Ou copiar link

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 13 de Janeiro de 2025 às 11:08

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content