Conjunto Megalítico
A serra da Aboboreira, Paisagem Protegida Regional, abriga um dos mais impressionantes exemplos do megalitismo nacional. É o único conjunto megalítico no distrito do Porto e pode ser folheado como o grande livro de pedra da Pré-História, particularmente do Neolítico. A serra é caracterizada por ser uma área muito interessante sob o ponto de vista ecológico e arqueológico. Terá sido o espaço escolhido por povos primitivos para se fixarem há cerca de 5 mil anos.
Desde 1978 que a Serra da Aboboreira tem sido palco de um estudo sistemático dos seus valores arqueológicos, dos quais se destacam, precisamente, os monumentos conhecidos como megalíticos. Trata-se de monumentos funerários, construídos durante o Neolítico, entre o Vº e o IVº milénio A.C., e que marcam a paisagem.
Estes dólmens eram construídos com pedras (lithos), de médias ou grandes dimensões (mega), sobrepostas e numa posição mais ou menos vertical. Sobre estas era ainda colocada uma tampa, também de pedra. Estes recetáculos eram depois cobertos por um montículo artificial de terra e pedras (mamoa).
Atualmente, tentam-se esforços para responder a muitas perguntas relacionadas com as descobertas aí realizadas, sobretudo ao longo do século XX. A Anta de Chã de Parada, que faz parte de um conjunto de monumentos megalíticos constituído por mais três mamoas, está classificada como Monumento Nacional desde 1910, conferindo-lhe um valor sociocultural e arquitetónico relevante. Já o conjunto megalítico da Aboboreira encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1990.
Do conjunto megalítico existente na região, propõe-se uma visita a pelo menos cinco monumentos, onde poderá encontrar:
Preços de visita orientada
(sujeita a marcação prévia)
Contactos
Conteúdo atualizado em 18 de Dezembro de 2024 às 10:29