Oleões
Óleos alimentares usados
O óleo alimentar tem propriedades aderentes que tornam a diluição extremamente difícil. Um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água. Quando despejado para as condutas, solidifica nas paredes das tubagens, dificultando o escoamento. Conforme mais gordura se vai acumulando outros resíduos vão ficando presos, criando uma barreira que entope e danifica as tubagens, provocando também o mau funcionamento das Estações de Tratamento de Águas Residuais.
Como utilizar os oleões
Deixe o óleo arrefecer. Em seguida, coloque-o numa garrafa de plástico, feche-a devidamente para evitar derramar e armazene-a num local seguro. Assim que a garrafa estiver cheia coloque-a fechada no interior do “oleão” mais próximo. Nos “oleões”, apenas podem ser colocados óleos de origem alimentar, como óleo de cozinha, azeite ou óleo de conserva.
Rede municipal de oleões
No concelho de Baião existe uma rede de oleões constituída por 22 equipamentos distribuídos por todas as freguesias. O serviço de recolha e manutenção dos equipamentos é da responsabilidade de uma entidade externa contratada para o efeito.
Conteúdo atualizado em 18 de Dezembro de 2024 às 10:29