ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje

Biorresíduos

Tempo de Leitura: 3 minutos Contributors

Sabia que cada cidadão produz, em média, 200 kg por ano de restos de comida que normalmente é desperdiçada?

Com estes biorresíduos (restos de comida) produz-se um composto orgânico 100% natural que pode substituir os fertilizantes agrícolas artificiais. 

O município de Baião quer combater o desperdício e contribuir para aproveitar o que ainda tem valor. 

 O projeto de Gestão de Biorresíduos sob o lema “O Resto No Lugar Certo” tem como objetivo a recolha seletiva de biorresíduos, com incentivo à maximização e valorização do recurso na produção de biogás e de composto orgânico para fertilização dos solos, apostando na diminuição da quantidade de resíduos enviada para aterro. 

O município de Baião entregou à população das freguesias abrangidas pelo projeto equipamentos para facilitar a separação, divulgando o modo correto de contribuir, separando a comida deixada no prato, comida fora de prazo de validade, restos da confeção das refeições (cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá, borras de café…). Para o efeito, em pontos específicos do concelho, junto aos aglomerados populacionais, foram instalados novos contentores onde deverão ser depositados os biorresíduos, apenas com acesso digital através de um cartão disponibilizado pela autarquia. Em localidades onde as habitações são mais dispersas, tem sido promovida a compostagem e distribuídos compostores. 

Assim, o projeto de Gestão de Biorresíduos compreende duas vertentes: 

  • Tratamento na origem (TO) – compostagem doméstica e/ou comunitária – reciclagem de matéria orgânica, realizado através de microorganismos que transformam os resíduos biodegradáveis num fertilizante rico em nutrientes, designado por composto. Neste caso, as condições de acesso implicam a existência de uma habitação permanente; assunção do compromisso de utilização do compostor; e aceitar receber visitas técnicas. 
  • Recolha seletiva – separação de resíduos resultantes da preparação das refeições e das sobras dos pratos. Neste caso, os biorresíduos são colocados num balde e depois são depositados no novo contentor castanho.

Na primeira fase, seguindo as diretivas do Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos, o projeto foi implementado em seis freguesias, as de maior densidade populacional (Gestaçô; Gôve; União de Freguesias de Ancede e Ribadouro; União de Freguesias de Campelo e Ovil; Santa Marinha do Zêzere e União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas), pretendendo-se, numa fase seguinte, alargar a todas as freguesias do concelho. 

Participe e contribua para a redução do desperdício alimentar e dos materiais que vão para aterro sanitário. Todos os resíduos que não reciclamos têm um custo ambiental e económico. 

Abraçar a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos. Junte-se a nós em direção a um futuro mais verde e sustentável. 

Para mais informações relativas ao projeto, poderá contactar o 964 501 216

Conteúdo atualizado em 23 de Julho de 2024 às 14:01

Partilhar

Biorresíduos

Ou copiar link

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content