Biorresíduos
Sabia que cada cidadão produz, em média, 200 kg por ano de restos de comida que normalmente é desperdiçada?
Com estes biorresíduos (restos de comida) produz-se um composto orgânico 100% natural que pode substituir os fertilizantes agrícolas artificiais.
O município de Baião quer combater o desperdício e contribuir para aproveitar o que ainda tem valor.
O projeto de Gestão de Biorresíduos sob o lema “O Resto No Lugar Certo” tem como objetivo a recolha seletiva de biorresíduos, com incentivo à maximização e valorização do recurso na produção de biogás e de composto orgânico para fertilização dos solos, apostando na diminuição da quantidade de resíduos enviada para aterro.
O município de Baião entregou à população das freguesias abrangidas pelo projeto equipamentos para facilitar a separação, divulgando o modo correto de contribuir, separando a comida deixada no prato, comida fora de prazo de validade, restos da confeção das refeições (cascas de ovos, legumes, fruta, saquetas de chá, borras de café…). Para o efeito, em pontos específicos do concelho, junto aos aglomerados populacionais, foram instalados novos contentores onde deverão ser depositados os biorresíduos, apenas com acesso digital através de um cartão disponibilizado pela autarquia. Em localidades onde as habitações são mais dispersas, tem sido promovida a compostagem e distribuídos compostores.
Assim, o projeto de Gestão de Biorresíduos compreende duas vertentes:
Na primeira fase, seguindo as diretivas do Programa de Apoio à Elaboração de Estudos Municipais para o Desenvolvimento de Sistemas de Recolha de Biorresíduos, o projeto foi implementado em seis freguesias, as de maior densidade populacional (Gestaçô; Gôve; União de Freguesias de Ancede e Ribadouro; União de Freguesias de Campelo e Ovil; Santa Marinha do Zêzere e União de Freguesias de Santa Cruz do Douro e S. Tomé de Covelas), pretendendo-se, numa fase seguinte, alargar a todas as freguesias do concelho.
Participe e contribua para a redução do desperdício alimentar e dos materiais que vão para aterro sanitário. Todos os resíduos que não reciclamos têm um custo ambiental e económico.
Abraçar a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos. Junte-se a nós em direção a um futuro mais verde e sustentável.
Para mais informações relativas ao projeto, poderá contactar o 964 501 216.
Conteúdo atualizado em 18 de Dezembro de 2024 às 10:29