Sistema de Gestão da Qualidade

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A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliação por um Organismo Certificador devidamente acreditado, atestando que a instituição cumpre os requisitos da norma internacional ISO 9001, e que incorpora nas suas atividades importantes princípios de gestão como a focalização nos munícipes, a liderança, o envolvimento dos trabalhadores e a melhoria contínua. A produtividade da instituição é reforçada pela reorganização dos processos e a imagem da autarquia é fortalecida pelo prestígio associado à certificação.

“BAIÃO COM QUALIDADE”

O Sistema de Gestão da Qualidade foi certificado (Norma ISO 9001:2015) pela Apcer-Associação Portuguesa de Certificação e abrange todos os serviços do município.

Este facto atesta o empenho da autarquia na organização interna dos serviços municipais, com reflexos no atendimento, na sistematização de procedimentos, na diminuição dos prazos de resposta e na transparência da informação — estando implementada uma verdadeira cultura de melhoria contínua, baseada na monitorização dos processos e na análise crítica dos resultados dos indicadores, com o foco na motivação dos trabalhadores e na satisfação dos munícipes.

Missão, Visão e Política da Qualidade

Missão

A elevação superior do interesse público na melhoria da qualidade de vida das pessoas e afirmação do nosso território.

Visão

A ação do Município é norteada pelos princípios da modernização dos serviços públicos e da gestão pela qualidade, privilegiando a relação com o munícipe e a comunicação eficaz e transparente, assente numa gestão participativa, responsável e equitativa.

Política da Qualidade

A Câmara Municipal assume como vetores essenciais da sua Política da Qualidade:

  • Satisfazer as necessidades e expetativas dos munícipes / cidadãos / partes interessadas no âmbito dos serviços prestados pela autarquia;
  • Implementar o programa eleitoral municipal;
  • Incrementar a capacidade de resposta ao munícipe / cidadão e partes interessadas;
  • Valorizar os recursos humanos da autarquia;
  • Estimular uma cultura de trabalho de equipa na autarquia;
  • Otimizar os processos internos da autarquia;
  • Cumprir com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015, assegurando a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade;
  • Cumprir com os requisitos legais e regulamentares, assegurando a eficiente gestão pública.

Para o efeito são definidos, aprovados e implementados, objetivos da Qualidade.

Manual da Qualidade

O manual da qualidade refere os meios adotados pela Câmara Municipal de Baião para assegurar a qualidade adequada dos serviços fornecidos constituindo o suporte documental da organização geral da Autarquia, das competências, atribuições, funções e procedimentos, que asseguram o cumprimento do conjunto de requisitos estabelecidos para o sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Conteúdo atualizado em 29 de Janeiro de 2025 às 12:03

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