A cerimónia oficial de apresentação da edição de 2025 do Rali Terras d’Aboboreira decorreu no dia 10 de abril, no Emergente Centro Cultural, no Marco de Canaveses, reunindo autarcas, responsáveis da organização, dirigentes, pilotos e aficionados do desporto motorizado.
A terceira prova do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) realiza-se nos dias 2 e 3 de maio e traz consigo um percurso renovado, com 114,39 quilómetros cronometrados distribuídos por dez classificativas.
Os Municípios de Baião, Amarante e Marco de Canaveses voltam a unir esforços para acolher o rali, cuja organização volta a merecer destaque pelo investimento em medidas de sustentabilidade, nomeadamente através da implementação de diversos procedimentos em áreas distintas, como o Parque de Assistência, Zona de Reabastecimento ou as Zonas de Público, entre outras, nas quais será feita a separação de lixo, além de outros cuidados de natureza ambiental.
Estas medidas visam minimizar o impacto das emissões de dióxido de carbono e entroncam naquilo que é a estratégia de posicionamento de Baião como Destino Turístico Sustentável.
As entidades organizadoras apelam ao muito público que irá acorrer aos troços para que adote comportamentos seguros e responsáveis, nomeadamente, o respeito pelas zonas delimitadas, concebidas precisamente para a proteção dos espetadores, o cumprimento das instruções por parte da organização e das autoridades e o cuidado pelo ambiente, ao deixar o local onde desfrutam do espetáculo, tal como o encontraram.
Estamos todos aqui pela mesma paixão: velocidade, adrenalina e espetáculo, mas para que seja uma festa, contamos consigo.
Faça parte do espetáculo com consciência.
A sua segurança contribui decisivamente para o sucesso do Rali!
TROÇOS RENOVADOS MAS A MESMA EMOÇÃO DE SEMPRE
O Rali Terras d’Aboboreira promete emoções fortes, com novidades no traçado, maior diversidade técnica nos troços e uma forte aposta na sustentabilidade ambiental.
Esta edição marca um novo capítulo na história da prova, com um percurso renovado, mais quilómetros cronometrados e uma aposta clara na valorização do território, preservando a sua identidade, dadas as caraterísticas únicas das estradas em pisos de terra dos territórios de Baião, Amarante e Marco de Canaveses.
Entre as novidades, destaca-se a estreia da super-especial noturna “Marco Rios de Emoção”, com 2,13 km desenhados no centro urbano do Marco de Canaveses, que promete proporcionar um espetáculo vibrante e acessível ao público, com partida invertida para os primeiros 40 concorrentes.
Já o troço da Aboboreira, o mais longo da prova com 21,13 km, ganha relevo ao ser escolhido como PowerStage — a classificativa decisiva da competição.
Estão ainda previstas alterações em diversas classificativas com segmentos inéditos.
Baião volta a ter um papel de destaque, com três passagens por duas classificativas desafiantes (Baião e Aboboreira) e paisagens únicas, que voltam a ser dos momentos altos da prova, cruzando zonas de grande valor natural e patrimonial.
A organização garante que serão criadas zonas espetáculo para o público, em locais com segurança e boa acessibilidade.
A componente desportiva promete, uma vez mais, elevado nível competitivo. Espera-se a presença de carros da categoria Rally1, algo inédito nesta prova, que se posiciona cada vez mais como rali de preparação para o WRC (FIA World Rally Championship), uma vez que a proximidade ao Rali de Portugal, que se realiza duas semanas depois, torna esta prova particularmente atrativa para as equipas nacionais e internacionais em preparação para o Campeonato do Mundo.
É de realçar ainda que será a prova de abertura do Campeonato Europeu de Ralis (FIA European Rally Trophy).
O Rali Terras D’Aboboreira será, igualmente, a primeira das quatro provas da Peugeot Rally Cup Ibérica e a primeira de seis da PAST Rally3 Trophy Iberia, uma nova competição promovida pela espanhola Past Racing com os Ford Fiesta Rally3.
NÍVEL ELEVADO SÓ É POSSÍVEL GRAÇAS À COOPERAÇÃO
A colaboração entre os municípios de Baião, Amarante e Marco de Canaveses volta a ser um dos pilares do sucesso do evento, que une esforços institucionais, técnicos e logísticos na promoção de uma iniciativa que valoriza o património natural e cultural da região, afirmando a Serra da Aboboreira como um território de excelência para o turismo ativo e o desporto de natureza.
A diversidade técnica e paisagística do traçado, aliada à qualidade organizativa, reforça o estatuto do Rali Terras d’Aboboreira como uma das provas de referência do calendário nacional.
Durante a sessão, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelo pelouro do Desporto, Filipe Fonseca, sublinhou a importância estratégica da prova para o concelho:
“O Rali Terras d’Aboboreira é uma montra do melhor que temos — desde as paisagens únicas à nossa hospitalidade e Baião volta a receber classificativas exigentes.
Esta competição é um motor de valorização económica e turística para Baião e para toda a região.
Este evento, fruto da excelente cooperação entre os três municípios, atrai milhares de visitantes, promove o território e reforça o compromisso com a sustentabilidade.
A organização do Automóvel Clube de Amarante está de parabéns por elevar, ano após ano, a notoriedade e a responsabilidade desta prova.”
“É com orgulho que vemos reforçado o compromisso ambiental do evento, em linha com a nossa estratégia enquanto Destino Turístico Sustentável.
Esta é também uma oportunidade para mostrar ao país e ao mundo o potencial do nosso território, numa prova que alia competição, turismo e sustentabilidade”, vincou o autarca.
Filipe Fonseca terminou a sua intervenção, com palavras de agradecimento aos colaboradores dos municípios envolvidos, pela sua dedicação e trabalho que permite criar condições de excelência para que este Rali seja um sucesso.
UM RALI TÉCNICO E DESAFIANTE EM PAISAGENS DESLUMBRANTES
A prova arranca na sexta-feira (2 maio), com o Shakedown a manter-se em Vila Boa de Quires (3,47 km).
Nesse primeiro dia, a classificativa inaugural será a de Amarante (7,72km), numa versão cujos primeiros 1.770 metros são completamente novos, entrando depois no percurso do WRC no gancho de Fridão.
Seguir-se-á a segunda classificativa, Marco de Canaveses (6,88 km), que é diferente de 2024, apresentando 2.420 metros nunca disputados.
A jornada encerra, à noite, com a super-especial Marco Rios de Emoção (2,13 km). Desenhada no coração da cidade do Marco de Canaveses, terá um percurso inédito que passa junto do Tribunal e da Câmara Municipal, sendo que a ordem de partida será invertida para os 40 primeiros. O final deste primeiro dia será em Amarante.
No sábado (3 maio), a jornada abrirá com a segunda passagem pelo troço de Marco de Canaveses, seguindo-se Baião (12,72 km), que apresenta uma pequena parte nova e é disputado em sentido contrário face ao traçado de 2024.
Antes da ida ao Parque de Assistência, os pilotos efetuam a primeira passagem pela classificativa do Marão (14,07 km), cujo final coincide com a “especial” do mesmo nome do WRC, nos ganchos junto à EN 15, perto dos viveiros de trutas.
Depois da pausa na hora de almoço, as equipas regressam à estrada para cumprirem a segunda passagem pelos troços de Amarante e do Marão, com o de Aboboreira (21,13 km) pelo meio.
Este utilizará uma versão que tem início na aldeia de Carvalho de Rei e vai terminar em Telões, agregando os patamares superior e inferior da serra de Carvalho de Rei. Depois de Marão 2 haverá nova ida ao Parque de Assistência, antes do derradeiro troço cronometrado, Aboboreira 2, que vai ser a Power Stage.
O final, com a consagração dos vencedores, no centro da cidade de Amarante, está previsto para as 19h15.
Ao final da tarde de quinta-feira (1 maio), véspera do início do rali, e salvo a ocorrência de condições atmosféricas adversas, será realizada uma sessão de autógrafos com a presença dos principais pilotos e respetivos carros de competição.
A base logística do rali mantém-se em Amarante, onde terão lugar as assistências e reagrupamentos.
Serão também criadas zonas de espetáculo acessíveis e seguras ao longo de todo o percurso, garantindo uma boa experiência para o público e condições de visibilidade privilegiadas.
Troços e horários do Rali Terras d´Aboboreira 2025:
https://www.rally-maps.com/Rali-Terras-d-Aboboreira-2025#google_vignette
Mais informações em terrasdaboboreira.pt













Conteúdo atualizado em 14 de Abril de 2025 às 12:27