O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, visitou a 10 de abril, as obras de requalificação do Pavilhão Multiusos de Baião, com o objetivo de se inteirar da evolução dos trabalhos em curso. Acompanhado pelo vice-presidente da Autarquia, Filipe Fonseca, por técnicos municipais e pelo encarregado da empresa responsável pela empreitada, o autarca procurou avaliar o andamento da intervenção que representa um investimento superior a 1 milhão e 100 mil euros de euros.
“Esta obra permitirá devolver o pavilhão, com condições de conforto, eficiência e modernidade, ao usufruto da nossa população “, afirmou Paulo Pereira. “Trata-se de um equipamento que faz falta, que apresentava uma taxa de utilização muito elevada, acolhendo grande parte das atividades desportivas e de lazer, sendo essencial na vida da nossa comunidade”, acrescentou.
Também o vice-presidente e vereador do Desporto e Associativismo, Filipe Fonseca, destacou a importância da intervenção, sublinhando que “este investimento enquadra-se numa aposta clara no reforço da qualidade das infraestruturas desportivas do concelho que temos vindo a promover. Neste caso concreto, permitirá dar uma resposta de qualidade às necessidades das associações, clubes, escolas e demais utilizadores que diariamente fazem deste pavilhão um espaço de dinamismo, inclusão e promoção da atividade física. Esta requalificação irá elevar, significativamente, os padrões de utilização e conforto, beneficiando toda a comunidade”, frisou o autarca.
A requalificação em curso é cofinanciada pelo Governo, que atribuiu um apoio financeiro de 468.481,73 euros, através de um contrato-programa celebrado no final de 2022. O montante remanescente é assegurado por receitas próprias da Câmara Municipal, estando ainda em aberto a possibilidade de recurso ao Quadro Comunitário Portugal 2030.
O Pavilhão Multiusos de Baião, desde a sua inauguração, em 2005, apresentava diversos problemas estruturais, nomeadamente infiltrações na cobertura e nas paredes, sendo esta intervenção considerada fundamental para assegurar a recuperação e modernização do edifício.
A empreitada contempla uma remodelação total do equipamento, incluindo a substituição integral da cobertura, melhoramentos nas paredes exteriores ao nível da impermeabilização e do isolamento térmico, aplicação de novas telas em todas as coberturas planas, beneficiação dos pisos existentes — como o campo de jogos e a sala de aquecimento — com a preparação prévia das suas bases, retificação das caixilharias e vidros deteriorados, pintura de paredes e tetos, instalação de novas portas interiores em material fenólico, retificação de tetos falsos nas zonas dos balneários e acessos, renovação do balneário dos árbitros, do bar e da enfermaria, aplicação de bomba de calor, e remodelação da unidade de tratamento de ar e restantes periféricos.
Estão ainda previstas melhorias ao nível da eficiência energética, bem como da qualidade térmica e acústica do edifício. O objetivo principal desta intervenção é garantir melhores condições de segurança e conforto aos utilizadores, adaptando o pavilhão às atuais exigências da comunidade, tanto no domínio da prática desportiva como para a realização de eventos culturais e de lazer.








