A 4.ª edição da Meia Maratona Douro Verde foi apresentada oficialmente no dia 15 de março, na sede da Junta de Freguesia de Ribadouro, na Pala, num momento que marcou o arranque oficial desta competição que já é uma referência no calendário desportivo nacional.
O evento reuniu autarcas dos concelhos envolvidos, organizadores, representantes do Clube Náutico de Ribadouro e a madrinha da prova, a campeã olímpica Fernanda Ribeiro, cujo apoio desde a primeira edição, simboliza o espírito desportivo e de superação desta iniciativa.
Com um percurso exigente que percorre as deslumbrantes margens do Douro, a prova realiza-se no dia 23 de março e atravessa três municípios – Baião, Cinfães e Marco de Canaveses. A partida é no Cais da Pala, às 10 da manhã.
Além de representar um desafio com diferentes níveis de exigência para os atletas, sejam eles de elite, amadores ou entusiastas de caminhadas, a Meia Maratona Douro Verde é também uma oportunidade para promover a região, conhecida pela sua beleza natural e riqueza cultural, dinamizar a economia local e reforçar o turismo desportivo.
Este ano, a competição reveste-se de um significado especial ao coincidir com os 40 anos do Clube Náutico de Ribadouro, uma instituição que tem contribuído ativamente para o desenvolvimento do desporto em Baião.
A organização do evento está a cargo do próprio clube, em parceria com a Eventsport e a Portocargo Runners, contando com o apoio dos Municípios de Baião, Cinfães e Marco de Canaveses.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, sublinhou a importância do evento para o território, referindo que “realizar uma prova desta dimensão tem desafios próprios, mas também vantagens únicas. A paisagem e a envolvência natural cativam os atletas e tornam a experiência inesquecível para quem participa.
Além do desporto, esta iniciativa promove o turismo, impulsiona a economia e está totalmente alinhada com as nossas políticas de sustentabilidade.
Este ano, reveste-se ainda de um significado mais especial porque, celebrando-se os 40 anos do Clube Náutico de Ribadouro, iremos arrancar com a construção da sua sede e instalações, bem como de um restaurante e bar”, acrescentou.
Por seu lado, o Presidente do Clube Náutico de Ribadouro, Mário Sousa, destacou a importância da prova, sublinhando que esta “se realiza sempre no último fim de semana de março, para coincidir com a data de fundação do clube, que este ano celebra o 40.º aniversário.
Trata-se de uma competição federada, integrada no calendário nacional de meias-maratonas, que é reconhecida pela sua elevada dificuldade e onde a beleza e a exigência se complementam.”
O dirigente realçou ainda a evolução contínua da prova que “tem crescido anualmente, atraindo cada vez mais atletas, o que demonstra a sua relevância e projeção internacional.”
PROVA COM PROJEÇÃO INTERNACIONAL
O crescimento da Meia Maratona Douro Verde reflete-se no número de inscritos, que já ultrapassa os 1.700 participantes, oriundos de 23 países e de todos os continentes. A diversidade de nacionalidades confirma a projeção internacional da prova e a sua capacidade de atrair atletas de diferentes partes do mundo.
Para tornar o evento ainda mais especial, a edição deste ano contará com a participação da Banda Marcial de Ancede, que ajudará a criar um ambiente festivo e de celebração, trazendo uma animação única e reforçando o envolvimento da comunidade local.
Os participantes poderão escolher entre três modalidades:
– Meia Maratona (21 km) – Para quem procura superação e desafio.
– Meia Maratona em Estafeta (11 km + 10 km) – Uma opção para equipas que queiram partilhar a experiência.
– Caminhada (10 km) – Perfeita para quem deseja explorar o percurso de forma mais tranquila.
Seja para competir, desafiar limites ou simplesmente apreciar a beleza natural da região, a Meia Maratona Douro Verde 2025 promete ser uma experiência inesquecível.
Inscrições e mais informações aqui.





