Ambiente Destaques

Câmara de Baião vai duplicar equipamentos de recolha de resíduos têxteis

A Câmara de Baião vai duplicar equipamentos de Recolha de Resíduos Têxteis

Em linha com as políticas ambientais e de sustentabilidade

No quadro da legislação em vigor aplicada a todos os Estados-membros da União Europeia, que obriga os municípios, a partir de 1 de janeiro de 2025 a assegurarem a recolha seletiva de têxteis, o Município de Baião, apresenta-se na linha da frente no que respeita ao cumprimento da diretiva.

Desde 2010, a autarquia, em articulação com os presidentes de Junta de Freguesia, tem vindo a promover a recolha de têxteis. De acordo com os dados recolhidos, e no âmbito de um protocolo estabelecido com uma empresa do setor, em média, por cada ano, têm sido recolhidas cerca de 20 toneladas de roupas, calçado e brinquedos. Os produtos recolhidos são, na sua maioria, reutilizados. Quando tal não é possível, são enviados para reciclagem e uma pequena fração segue para aterro.

Este ano, após reunião e aditamento ao protocolo celebrado com a empresa que faz a recolha, a quantidade de contentores será reforçada, pretendendo-se ultrapassar o dobro dos equipamentos atualmente existentes até final de 2025, passando a ser disponibilizados no concelho 22 contentores.

Henrique Gaspar Ribeiro, vereador responsável pelo Ambiente, destacou mais uma área em que Baião, antecipando-se à obrigação legal agora imposta, “já vinha fazendo o seu caminho, incentivando e promovendo a deposição de têxteis nos contentores próprios”. O autarca frisou ainda que o município continua a fazer um trabalho exaustivo de sensibilização da população no sentido da promoção da reciclagem, em vários domínios, disponibilizando ferramentas e informação adequadas. Mesmo assim, e apesar de ser notório um ligeiro crescimento, “estamos ainda longe das metas que é necessário atingir”, lamentou, apelando à população para que faça a reciclagem dos resíduos. “A bem de todos”, reforçou. 

A diretiva europeia, no âmbito do Regime Geral da Gestão de Resíduos (RGGR), estabelece ainda que os municípios, à data de 1 de janeiro de 2025, devem disponibilizar uma rede destinada também às frações do mobiliário e resíduos perigosos de pequenas quantidades.

Recorde-se que a Câmara Municipal disponibiliza outros serviços gratuitos à população: recolha de monstros domésticos, recolha de Resíduos de Construção e Demolição (RCD´s) provenientes de pequenas reparações domésticas e recolha de resíduos verdes, para além da oferta de compostores à população para tratamento de biorresíduos na origem. Está ainda em curso o processo para a aquisição de uma nova viatura elétrica dedicada a este serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 13 de Janeiro de 2025 às 11:08

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content