No cumprimento do regulamento do Conselho Municipal da Juventude e com o objetivo de debater assuntos considerados de interesse para os jovens baionenses, este
Órgão Consultivo, reuniu na passada sexta-feira, dia 22 de novembro, no Polo II da Câmara Municipal de Baião.
Estiveram presentes o vice-presidente e vereador com o Pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, o representante da Juventude Social Democrata, João Pedro Pinheiro e André Miguel Ribeiro, representante da Assembleia Municipal pelo Partido Socialista.
Da ordem de trabalhos constou a análise e discussão das Normas de Participação para o Orçamento Participativo Jovem 2025.
A discussão foi ainda aberta a outros assuntos considerados de relevo no âmbito do Conselho, tendo havido lugar ao esclarecimento de questões e apresentação de sugestões focadas no interesse da população jovem do nosso concelho.
As Normas de Participação para o Orçamento Participativo Jovem 2025 foram submetidas a reunião de câmara no dia 27 de novembro, tendo sido aprovadas por unanimidade.
Filipe Fonseca, vice-presidente e vereador responsável pelo Pelouro da Juventude, referiu que “estas novas normas para o OPJ 2025, foram já validadas no Conselho Municipal da Juventude e vão de encontro à vontade demonstrada pelos integrantes deste órgão consultivo.”
“O OPJ não tem corrido da maneira que gostaríamos, no entanto, foi entendimento voltar a manter esta janela de oportunidade para dar voz aos nossos jovens.
As Normas de Participação aprovadas para o ano de 2025, preveem uma verba global de 11 mil euros que pode vir a ser reforçado mediante disponibilidade orçamental e manifesto interesse público dos projetos apresentados”, acrescentou.
Ao Conselho Municipal da Juventude de Baião cabe emitir pareceres obrigatórios sobre todas as questões que digam respeito à Juventude do município de Baião, designadamente:
– Linhas de orientação geral da política municipal para a Juventude, constantes do plano anual de atividades;
– Orçamento Municipal, no que respeita às dotações afetas às políticas de Juventude e às políticas setoriais relacionadas;
– Projetos de regulamentos e posturas municipais que versem sobre matérias respeitantes às políticas de Juventude.
Mais informações sobre o Conselho Municipal da Juventude de Baião em cm-baiao.pt
Consulte as Normas de Participação para o Orçamento Participativo Jovem 2025 aqui.