A Câmara de Baião vai doar dois motociclos aos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere para fazer face a necessidades diversas nas suas áreas de intervenção.
Esta decisão vem na sequência de uma ideia apresentada por um grupo de jovens baionenses que identificou este tipo de veículo que permitirá uma maior versatilidade e rapidez na resposta dos bombeiros nas várias ocorrências para que são solicitados. Trata-se de um projeto que chegou a ser candidatado ao Orçamento Participativo Jovem 2024, mas cuja materialização não se enquadrava em plenitude com o respetivo Regulamento. Tendo sido considerada, contudo, uma boa ideia, o executivo municipal decidiu dar-lhe seguimento através de outra rubrica orçamental.
A entrega deste equipamento permitirá ainda a materialização de um protocolo que tem vindo a ser gizado ao longo do último ano no âmbito da criação de novas Equipas de Intervenção Permanente (EIP), já acordadas entre a Autarquia e as Corporações de Bombeiros e que aguardam, apenas, a luz verde por parte do Governo. Este protocolo traduzir-se-á numa melhoria de algumas respostas que são prestadas pelas Corporações de Bombeiros à nossa população.
O vice-presidente Filipe Fonseca, responsável pelos pelouros da Juventude e da Proteção Civil, entende que esta solução “é muito interessante, uma vez que é a concretização de um projeto desenvolvido e de uma vontade expressa por um grupo de jovens, que permitirá que as nossas corporações de bombeiros fiquem melhor apetrechadas para as respostas aos cuidados e serviços à comunidade”, explicou o autarca.
Estas respostas já têm vindo a ser asseguradas pelas duas corporações, fruto do acordo verbal existente entre o executivo municipal e as direções de ambas as corporações e que será formalizado através de protocolo aquando da entrega dos veículos.
Recorde-se que, atualmente, o município está já a assegurar metade dos custos respeitantes aos vencimentos de cinco colaboradores que integrarão as próximas Equipas de Intervenção Permanente a criar nos respetivos corpos de bombeiros.