A Infraestruturas de Portugal (IP) e o consórcio vencedor do concurso realizaram, no passado dia 27 de janeiro, o ato de consignação das obras da primeira fase da ligação de Baião à Ponte da Ermida, que assinala o arranque da obra. Esta etapa corresponde à requalificação da EN 108, no troço entre Lodão e a Ponte da Ermida, representando um investimento de 2,6 milhões de euros.
O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, reafirmou que se trata de “uma das obras estruturantes mais importantes para Baião. Mais uma daquelas obras ditas ‘impossíveis’. Uma luta de muitos anos, décadas. Temos vindo a batalhar para que se concretize, pelo que representa para o nosso território e para a população que servimos. Estou muito satisfeito pelo avanço, embora reitere que a parte mais importante, de maior dimensão, será a fase seguinte: a construção de raiz da ligação entre Ingilde e Lodão. Uma só fará sentido com a outra. Por isso, espero para breve o avanço também da segunda fase, em que temos o compromisso do Governo”.
INVESTIMENTO ESTRATÉGICO E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Paulo Pereira sublinhou que esta primeira fase, inscrita no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem um prazo de execução de 300 dias e integra-se num quadro mais amplo de investimentos decisivos para o futuro de Baião e dos seus habitantes.
Entre os projetos estruturantes para Baião recentemente concretizados ou em curso, o autarca lembrou:
- A inauguração da qualificação da EN 304-3;
- O arranque iminente da obra de ligação entre Quintã (Marco de Canaveses) e Mesquinhata;
- O avanço confirmado da eletrificação da Linha do Douro até à Régua, abrangendo cerca de 21 quilómetros no território concelhio;
- A qualificação do Posto da GNR.
“Nunca desistimos”, frisou Paulo Pereira. “Não sendo da nossa competência direta, as muitas diligências e a pressão junto de governantes e entidades foram decisivas para concretizar estas obras. Houve quem não acreditasse, afirmando tratar-se de propaganda, mas nada nos demove do nosso caminho quando está em causa a qualidade de vida das nossas populações, o reforço da atratividade e o desenvolvimento económico de Baião”, garantiu.
INTERVENÇÕES PREVISTAS NA PRIMEIRA FASE
Esta primeira fase da intervenção rodoviária global contempla a reabilitação do troço da EN 108, entre o quilómetro 83,160 e o quilómetro 88,770 inclui, entre outros trabalhos,
- Repavimentação integral do lanço da EN 108;
- Pavimentação de acessos locais, reforçando a segurança rodoviária;
- Substituição de sinalização vertical de código e orientação;
- Melhoria ou substituição de guardas de segurança, incluindo dispositivos de proteção para motociclistas;
- Instalação de guarda-corpos para proteção de peões;
- Criação de pequenos parques de estacionamento em áreas adjacentes à via.
Durante o período de execução da empreitada, será necessário proceder à redução da faixa de rodagem, pelo que a circulação será feita de forma alternada.
