Capaz de agradar a um público vasto de todas as idades, o programa das Festas Concelhias e de São Bartolomeu, que decorreram entre os dias 17 e 24 de agosto, assumiu-se, mais uma vez, como uma referência do verão, fazendo de Baião um dos principais pontos de atração da região.
As festividades reafirmaram o interesse crescente, cada vez mais participadas e acarinhadas pelos baionenses e por visitantes.
ARTISTAS NACIONAIS E LOCAIS
As Festas ofereceram um cartaz musical de relevo, com atuações de artistas nacionais, a par da participação diária de grupos e bandas locais, que trouxeram música ligeira, folclore, bombos, fanfarras e orquestras sinfónicas.
Entre os momentos altos estiveram o Encontro de Bombos, que abriu as festividades na praça Eça de Queiroz, o Desfile de Moda e Noite Branca, organizado pela Associação Empresarial de Baião, e a emblemática “Noite Morta”, na madrugada de 22 para 23 de agosto, que reuniu dezenas de grupos de romeiros e romeiras até ao nascer do dia.
O traço de ruralidade que caracteriza Baião também esteve em evidência, através do tradicional Concurso e Desfile de Gado da Raça Arouquesa, da Feira de Artesanato, do Encontro de Tocadores de Concertinas e do muito apreciado Festival Internacional de Folclore. Organizado pelo Rancho Folclórico de Baião, com a participação de 6 grupos, além do anfitrião, o encontro deixou patentes costumes e tradições que marcam a raiz cultural de cada uma das regiões representadas.
O dia 24 de agosto, feriado municipal, como habitualmente, ficou marcado pela vertente religiosa, com a Missa Solene e a majestosa Procissão em honra de São Bartolomeu a percorrer o centro da vila.
Este último dia contou ainda, no encerramento, com as atuações, lado a lado, na avenida 25 de Abril, da Banda Marcial de Ancede e da Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere, culminando com a interpretação conjunta do Hino de Baião. Um dos momentos mais simbólicos das Festas, representando a união e o orgulho da comunidade na sua cultura e identidade.
O evento contou com a implementação de mediadas de mitigação da pegada ecológica, nomeadamente o reforço do número de ecopontos e campanhas de sensibilização, em linha com as políticas de sustentabilidade do Município, numa parceria com a Resinorte.
As Festas Concelhias e de São Bartolomeu contaram com a organização de uma Comissão de Festas, que integra diversos voluntários, liderada pela Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal, com o apoio do Município.










































