No âmbito da II Semana do Desporto e do Associativismo, realizou-se hoje, dia 28 de junho, na Biblioteca Municipal António Mota, o Encontro Anual de Associações, momento de reflexão e partilha sobre o papel essencial do movimento associativo no concelho de Baião.
Estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, o Vice-Presidente e Vereador responsável pelo Pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca e o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, bem como técnicos do Setor do Desporto do Município.
Na sua intervenção, Paulo Pereira realçou o papel destas associações, “o rosto do que melhor se faz nas nossas comunidades e que são verdadeiras escolas de vida, pois transmitem valores como a solidariedade, a entreajuda, o respeito e a responsabilidade e têm um papel fundamental na valorização da cultura local, na preservação das tradições e na promoção da participação ativa da população.”
O autarca destacou ainda “o altruísmo dos dirigentes” e sublinhou “a estreita colaboração entre o Município e as coletividades”, sinal claro de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
Por seu lado, Armando Fonseca, agradeceu às associações “pelo empenho, dedicação e contributo diário em prol de Baião”, realçando “a relação de confiança mútua, que importa manter e reforçar, com benefícios evidentes para as comunidades, para o concelho e, sobretudo, para as pessoas, a quem estas coletividades possibilitam uma panóplia de atividades.”







O movimento associativo esteve representado de forma transversal, por dirigentes de mais de 40 coletividades, de todos os quadrantes, que, num debate enriquecedor com o Vereador responsável pelo Associativo e Desporto, Filipe Fonseca, transmitiram as suas perspetivas e aspirações.
CENTRO CYCLIN’ DE BAIÃO
Durante o encontro, foi apresentado o Centro Cyclin’ de Baião, uma estrutura criada para promover a mobilidade sustentável, aberto a todos e de forma gratuita.
Localizado junto ao Centro Hípico Municipal, a partir daqui pode ser explorada uma série de percursos que possibilitam conhecer os encantos de Baião.
Equipado com balneários, zona de lavagem e oficina para que os utentes possam efetuar pequenas reparações, possui bicicletas de diferentes tamanhos, bem como capacetes de proteção, que permitem que qualquer família que queira desfrutar da envolvência do território, o possa fazer gratuitamente, bastando para isso, aceder à plataforma concebida para o efeito e solicitar a utilização das bicicletas.
CARTA DESPORTIVA E DA ATIVIDADE FÍSICA DE BAIÃO
Pedro Mortágua Soares, Doutorando em Ciências do Desporto – Gestão do Desporto (UTAD), apresentou a Carta Desportiva e da Atividade Física de Baião, documento estruturante que traça um retrato atualizado dos equipamentos desportivos do concelho, bem como espaços ao ar livre preparados para a atividade física.
Para além de identificar e classificar as estruturas existentes, esta ferramenta permitirá definir estratégias futuras, respondendo às necessidades da prática desportiva federada e promovendo a criação de novos espaços com fins recreativos e formativos.
A finalizar a sessão, Filipe Fonseca, fez uma apresentação do trabalho realizado, ao nível do Associativismo e Desporto, durante este mandato, bem como projetou o que está a ser desenvolvido, ao nível das infraestruturas, bem como iniciativas direcionadas à comunidade.
É de realçar ainda que, recentemente, Baião recebeu o galardão “Município Amigo do Desporto”, distinção atribuída pelo sétimo ano consecutivo ao nosso concelho, refletindo o compromisso da autarquia com políticas públicas que valorizam o desporto como motor de inclusão, bem-estar e qualidade de vida.
