A Unidade Local de Saúde (ULS) do Tâmega e Sousa anunciou, no dia 26 de junho, a transformação da Extensão de Saúde de Eiriz, no concelho de Baião, em Unidade de Saúde Familiar (USF), integrada na unidade de Santa Marinha do Zêzere.
A novidade foi avançada pelo Presidente do Conselho de Administração da ULS, José Luís Gaspar, esta manhã, durante a cerimónia de inauguração da requalificação daquela unidade de saúde, na presença do Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Gonçalves, que presidiu à inauguração das obras de requalificação de três extensões de saúde – Eiriz, Gestaçô e Teixeira.
NUNCA ESTEVE EM CAUSA O ENCERRAMENTO DA UNIDADE DE EIRIZ
O Presidente da ULSTS – ao contrário de alguns rumores que circularam apontando o encerramento da unidade de saúde de Eiriz – garantiu que “nunca esteve em causa o seu encerramento, o que se procurou foi encontrar a melhor solução para os utentes“, esclareceu. Segundo o responsável, o investimento realizado no edifício permitirá, para além dos cuidados de saúde primários, descentralizar consultas de especialidade, como a Psiquiatria, abrangendo os concelhos de Baião, Resende, Cinfães e Marco de Canaveses.
“Quando reformulamos e reequipamos instalações, conseguimos ir muito além da função inicial. É precisamente isso que está a acontecer em Eiriz. Vamos ter respostas para quatro municípios”, sublinhou José Luís Gaspar.
Por seu lado, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, referiu “mais um dia feliz” que representa um passo significativo na melhoria dos cuidados de saúde no concelho. O autarca destacou as vantagens do modelo USF, que, para além de assegurar cobertura total de médicos de família, garante a substituição dos profissionais em caso de baixa ou férias.
O autarca deu também nota da sua satisfação pela melhoria das condições do serviço que é prestado à população – traduzido na criação de melhores condições – no caso, na área da saúde. “É esta a razão da nossa existência, enquanto autarcas, servir as nossas populações”, frisou.
NOVAS ESPECIALIDADES DISPONÍVEIS
Sublinhou a disponibilização de novas especialidades, além da saúde oral, já existente, como a Urologia, Podologia e Cardiopneumologia, bem como novos equipamentos como um ortopantomografo direcionado para a medicina dentária, e equipamento para a realização de exames de diagnóstico de densitometria óssea.
Recordou ainda outros avanços concretizados no concelho, como a disponibilização de resposta 24 horas em serviços de urgência e a retoma de Unidade Móvel de Saúde, que leva cuidados primários às freguesias mais distantes dos centros, e que está em fase de assunção progressiva de novas valências.
GOVERNANTE DESTACA EXEMPLO DE BAIÃO
O projeto da Unidade Móvel de Saúde mereceu elogios do Secretário de Estado da Gestão da Saúde, Francisco Rocha Fernandes, que o classificou como “um excelente exemplo. “Neste caso, são os cuidados de saúde que se deslocam até casa das pessoas, algo essencial numa região como esta. É uma medida que poderá ser replicada noutras zonas do país”, afirmou o governante, enaltecendo o envolvimento dos profissionais de saúde e considerando este “um dia de festa para a região e para o concelho de Baião”.
INVESTIMENTO GLOBAL PRÓXIMO DOS 900 MIL EUROS
O dia ficou também marcado pela inauguração das obras de requalificação nas Extensões de Saúde de Gestaçô e da Teixeira, completando um conjunto de quatro requalificações – a de Santa Marinha do Zêzere foi inaugurada em dezembro de 2024 – num investimento global próximo de 900 mil euros, com financiamento através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As cerimónias contaram com as presenças do Presidente da Assembleia Municipal de Baião, Armando Fonseca, do Vice-presidente da Câmara, Filipe Fonseca, outros vereadores, Presidentes das Juntas de Freguesia, outros autarcas, dirigentes da ULTS do Tâmega e Sousa, responsáveis do corpo clínico das unidades de saúde do concelho, colaboradores da autarquia, além de utentes que também quiseram associar-se a um dia que assinala avanços importantes nos cuidados de saúde para os baionenses e para a região.













Conteúdo atualizado em 1 de Julho de 2025 às 14:41