A empresa Águas do Norte, em linha com a sugestão apresentada pelo presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, no quadro das medidas mitigadoras do impacto dos incêndios na vida das populações, e associando-se “à onda de solidariedade com os municípios e as populações afetadas”, não irá cobrar o acréscimo de consumo de água que, comprovadamente, decorra do combate aos incêndios” que assolaram a região.
Assim, irá disponibilizar aos seus clientes a possibilidade de solicitarem um acerto nas faturas relativamente ao acréscimo do volume de água consumido que, comprovadamente, tenha resultado do combate aos incêndios.
Estes acertos irão refletir-se também no saneamento, uma vez que se encontra indexado ao volume de água consumido.
Também a Câmara Municipal de Baião irá ajustar o valor da fatura relativo à recolha de resíduos (lixo), não fazendo refletir o eventual acréscimo aos munícipes afetados.
A Águas do Norte informa que já está disponível nas lojas de atendimento aos clientes, website e redes sociais a seguinte informação:
“A Águas do Norte, S.A., conhecedora da situação trágica que recentemente foi vivida nos Concelhos de Amarante, Arouca, Baião, Celorico de Basto e de Cinfães, provocada pelos incêndios que se verificaram nesta região, encontra-se disponível para a sua solidariedade com todos os cidadãos que, numa atitude voluntária, colaboraram ativamente com as estruturas de atuação de Bombeiros e Proteção Civil, num ato de valentia e dever cívico.
Desta forma, a Águas do Norte, em estreita articulação com os Municípios mencionados, irá disponibilizar aos utilizadores finais, que comprovadamente demonstrem um acréscimo de consumo resultante do combate aos incêndios, a possibilidade de se proceder a uma correção parcial das faturas no volume correspondente ao acréscimo mencionado.
Face ao exposto, caso V. Exa. entenda poder enquadrar-se na situação atrás referida, solicita-se o seu contacto para a Linha de Apoio ao Cliente – 808 253 000 ou 253 520 779, ou se preferir, para o e-mail: cliente.adnorte@adp.pt, ou junto de uma das Lojas de Atendimento ao Público da Águas do Norte, S.A.”