Ambiente Destaques Proteção Civil

Almofrela recebeu primeira visita de estudo da Rede Ruractiva em Portugal

A aldeia de Almofrela, no concelho de Baião, recebeu, no dia 23 de maio, a primeira visita de estudo da Rede Ruractiva em território português, numa iniciativa realizada no Espaço Multifuncional de Dinamização Comunitária de Almofrela e integrada no projeto europeu PAISACTIVO, dedicado à resiliência dos territórios rurais face aos incêndios e à revitalização das aldeias de baixa densidade.

A visita reuniu cerca de 25 participantes provenientes de diferentes localidades de Espanha, maioritariamente da Galiza, todos ligados às aldeias que integram a Rede Ruractiva. Entre os participantes encontravam-se autarcas, representantes comunitários e dinamizadores locais envolvidos em processos de revitalização rural e governança territorial.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Leonido Ribeiro, esteve presente no encontro, sublinhando a importância deste tipo de iniciativas para a dinamização e valorização da aldeia de Almofrela. O responsável destacou que “estas ações são fundamentais para dar vida às aldeias e criar condições para que as pessoas possam continuar a viver nestes territórios”. Leonido Ribeiro referiu ainda que “a fixação de população é essencial para a preservação e gestão do território, nomeadamente na prevenção dos incêndios rurais”, acrescentando que a autarquia possui várias ideias e projetos para Almofrela e mantém total disponibilidade para colaborar em iniciativas que promovam o desenvolvimento e a resiliência das aldeias.

A Rede Ruractiva integra aldeias portuguesas e espanholas que desenvolvem intervenções estruturadas e dinâmicas diferenciadoras, assentes na valorização do território, na fixação de população e na promoção de soluções inovadoras para combater a desertificação humana e o abandono rural. O objetivo passa por tornar estes territórios mais apelativos, habitados, resilientes e sustentáveis.

A passagem por Almofrela permitiu dar a conhecer as dinâmicas desenvolvidas no âmbito do projeto PAISACTIVO, destacando o trabalho comunitário e territorial que tem vindo a ser promovido para reforçar a resiliência da aldeia face às alterações climáticas e ao risco de incêndio rural.

A visita contemplou ainda uma deslocação à aldeia de Campo Benfeito, no concelho de Castro Daire, também integrante da Rede Ruractiva.

Um dos momentos centrais da iniciativa foi a realização da primeira reunião do Grupo Motor de Almofrela, uma estrutura informal de governança local criada para reunir residentes, proprietários, entidades públicas e parceiros institucionais em torno de uma estratégia comum para o futuro da aldeia.

Este grupo tem como missão identificar soluções e desenvolver iniciativas que contribuam para melhorar as condições de vida, potenciar o investimento, atrair novos residentes e reforçar a sustentabilidade territorial, social, económica e cultural da comunidade.

Participaram neste primeiro encontro o Presidente da União das Freguesias de Campelo e Ovil, Alberto Pereira, da Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), Ricardo Magalhães, da DÓLMEN, Sandra Queiroz, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), Telmo Pinto, técnicos da Câmara Municipal de Baião, bem como residentes e proprietários da aldeia.

Em Almofrela, o processo de dinamização comunitária contou ainda com o envolvimento de Aventino Mendes, facilitador local que, apesar de não representar formalmente qualquer entidade, tem desempenhado um papel ativo na mobilização da comunidade e na articulação entre proprietários, instituições e parceiros.

A iniciativa representou, simultaneamente, o cumprimento de uma atividade obrigatória prevista no projeto PAISACTIVO, o primeiro encontro da Rede Ruractiva em Portugal e o arranque da construção de um plano de governança local para Almofrela.

A estratégia visa preparar a aldeia para responder aos desafios atuais associados às alterações climáticas, ao envelhecimento populacional e à desertificação, promovendo novas dinâmicas de inovação, desenvolvimento e valorização territorial.

Recenseamento Habitacional

O futuro da habitação começa com a sua participação Clique aqui para respon...

Política de Gestão de comentários das Redes Sociais do Município

Princípios Gerais – Nas redes sociais do Município de Baião é defendid...

OPJ – 2026

O Município de Baião volta a promover, em 2026, o Orçamento Participativo Jov...

TEMPESTADES – INFORMAÇÃO SOBRE APOIOS

Conteúdo atualizado em 18 de Março de 2026 às 12:49

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content