Cultura Destaques

Mais de 350 pessoas visitaram a Feira do Livro de Baião no primeiro dia

A edição de 2026 da FELIBA – Feira do Livro de Baião arrancou esta quarta-feira, 21 de maio, no Auditório Municipal de Baião, com um primeiro dia marcado pela participação do público, pela presença de autores convidados e por atividades dedicadas às crianças. Ao longo do dia, mais de 350 pessoas visitaram a feira.
A sessão de abertura contou com a presença da vereadora com o pelouro da Cultura, Olívia Mendes, e do escritor Pedro Chagas Freitas, padrinho desta edição da FELIBA.

Na abertura oficial, Olívia Mendes destacou a importância da FELIBA como espaço de encontro entre gerações, deixando o convite à comunidade para que “ venha à FELIBA, viva este espaço e sinta que esta é uma feira pensada para todos, das crianças aos adultos ”.

Pedro Chagas Freitas destacou o valor dos livros e da leitura, afirmando que “ uma feira do livro é felicidade ” e “ um lugar onde as pessoas se encontram através das histórias ”.

As atividades de animação infantil mobilizaram igualmente muitas crianças ao longo do primeiro dia do evento. A sessão “Dragonologia”, dinamizada pelos We Tum Tum, despertou a curiosidade dos mais pequenos, que puderam interagir com um dragão num ambiente de imaginação e descoberta.

Durante a tarde, a apresentação do livro “Dragão Jeremias”, com Maria João Viegas e Carlo Giovani, reuniu dezenas de crianças. Através de atividades criativas com papel, os participantes exploraram o universo do livro e descobriram diferentes personagens e animais construídos ao longo da sessão.

A programação continua esta sexta-feira, com atividades para diferentes públicos, entre as quais “Histórias Cantadas”, pelo projeto Bolinha de Música, a apresentação da coleção “Diário de uma miúda como tu”, de Maria Inês Almeida, e uma conversa sobre escrita e ficção em Portugal, com André Gonçalves e Rui Ferreira.

Um dos momentos mais aguardados acontece esta sexta-feira, às 21h00, com o concerto intimista de Miguel Angelo. A entrada é gratuita, mediante reserva obrigatória na bilheteira online (https://cm-baiao.pt/docs/servicos/bilheteira-online)

A autarquia confirmou também a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, no último dia da FELIBA. A presença está marcada para sábado, 23 de maio, às 17h30, por ocasião da sessão de encerramento da edição de 2026.

A FELIBA continua até 23 de maio no Auditório Municipal de Baião, com entrada gratuita. Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, alguns momentos da programação exigem reserva de bilhete por questões logísticas, como acontece com a conversa-concerto de Miguel Angelo, o espetáculo de marionetas “Zorbas” e a apresentação do livro “O Hospital de Alfaces”, de Pedro Chagas Freitas.

A programação completa pode ser consultada aqui:
https://cm-baiao.pt/events/feliba-2/

Recenseamento Habitacional

O futuro da habitação começa com a sua participação Clique aqui para respon...

Política de Gestão de comentários das Redes Sociais do Município

Princípios Gerais – Nas redes sociais do Município de Baião é defendid...

OPJ – 2026

O Município de Baião volta a promover, em 2026, o Orçamento Participativo Jov...

TEMPESTADES – INFORMAÇÃO SOBRE APOIOS

Conteúdo atualizado em 18 de Março de 2026 às 12:49

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content