Ambiente Destaques Institucional Proteção Civil

Presidente da Câmara acompanhou trabalhos de instalação da rede primária de faixas de gestão de combustíveis

Ana Raquel Azevedo acompanhou, no terreno, os trabalhos de implementação da rede primária de faixas de gestão de combustíveis, numa ação que contou com a presença de técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Proteção Civil Municipal.

Esta intervenção insere-se na estratégia nacional de prevenção de incêndios rurais e tem como principal objetivo compartimentar territórios florestais extensos de forma a reduzir a intensidade e a velocidade de propagação do fogo e facilitar o combate por parte dos meios terrestres e aéreos.

Os trabalhos desenvolvidos contemplam intervenções mecanizadas e moto-manuais de desmatação, consideradas técnicas mais rápidas, eficazes e económicas de reduzir a carga combustível presente no território.

Na execução da rede primária de faixas de gestão de combustíveis que, em regra, é planeada para grandes áreas florestais, é assegurada a criação de uma estrutura linear de interrupção/gestão de combustíveis assente na rede viária existente onde é executada a eliminação dos matos numa faixa com 126 metros de largura.

Nos primeiros 10 metros adjacentes à rede viária e estabelecida uma faixa de interrupção dos combustíveis, garantindo a descontinuidade necessária à perda de dinâmica do incêndio.

As árvores existentes, sempre que possível, são preservadas segundo critérios de distância pré-estabelecidos, uma vez que a sombra que proporcionam contribui para a redução do crescimento do mato e da continuidade do combustível

Estas ações na rede primária de faixas de gestão de combustíveis são complementadas, no terreno, pela rede de mosaicos de parcelas e pela rede secundária de defesa, vocacionada para a proteção direta de pessoas e bens, nomeadamente junto à rede rodoferroviária, a linhas elétricas de média, alta e muito alta tensão, a polígonos industriais e a aglomerados populacionais.

No terreno, depois de efetuar um périplo pelas serras da Aboboreira e do Marão, a Presidente da Câmara, Ana Raquel Azevedo, sublinhou que “este trabalho é absolutamente essencial para proteger as pessoas e o território”, acrescentando ainda que “investindo na prevenção, cria-se condições no terreno para que os incêndios percam intensidade e para que os meios de combate possam atuar de forma mais eficaz e segura na proteção das pessoas e dos seus bens.”

“É um esforço feito no inverno para estarmos mais preparados no verão”, reforçou a autarca destacando, ainda, a importância da articulação entre entidades, referindo o papel da Proteção Civil, focada na proteção de pessoas e bens, e do ICNF, responsável pela gestão de fogo rural e que tem a seu encargo a Unidade Nacional de Máquinas e os Programas de Sapadores Florestais.

Este planeamento é de elevado relevo em áreas com elevado potencial para desenvolverem incêndios rurais graves, reforçando uma visão integrada de prevenção, conservação da natureza e proteção civil, fundamental para a resiliência do território face aos incêndios rurais.

OPJ – 2026

O Município de Baião volta a promover, em 2026, o Orçamento Participativo Jov...

TEMPESTADES – INFORMAÇÃO SOBRE APOIOS

Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Março de 2026 às 12:49

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Serviços Médicos Veterinários

O Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários do Município de Baião tem como...

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content