Destaques Saúde

Mais de 500 baionenses já beneficiaram da Unidade Móvel de Saúde

Mais de 500 baionenses já beneficiaram da Unidade Móvel de Saúde

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, e o Vice-presidente, Filipe Fonseca, deslocaram-se à freguesia de Viariz, a 12 de junho, para acompanhar de perto o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde (UMS), que retomou a sua atividade no passado dia 7 de abril. A visita contou igualmente com a presença da Enfermeira Gestora da Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa, Anabela Pereira.

Desde a retoma, a Unidade Móvel de Saúde já prestou cuidados a mais de 500 utentes, confirmando o impacto positivo deste serviço de proximidade e a forte adesão da população.

Enquadrada no projeto “Baião Cuida – Porque a Saúde é para Todos”, a UMS percorre o concelho com o objetivo de aproximar os cuidados de saúde primários das populações, especialmente daquelas que residem em zonas mais afastadas dos centros urbanos.

Segundo Paulo Pereira, “este projeto representa um avanço significativo na promoção da equidade no acesso à saúde. O nosso objetivo é garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua localização geográfica ou condição social, tenham acesso a cuidados de saúde com dignidade, conforto e regularidade”, frisou o autarca.

O projeto é desenvolvido pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Baião, em parceria com a Unidade Local de Saúde do Tâmega e Sousa e a Câmara Municipal de Baião.

A UMS conta já com um conjunto alargado de valências e serviços multidisciplinares, e prepara-se para integrar, em breve, fisioterapia, psicologia, nutrição, podologia, medicina dentária e cardiopneumologia.

Além das consultas e cuidados de saúde, a Unidade Móvel tem vindo a desempenhar um papel ativo em ações de sensibilização junto da comunidade.

Neste âmbito e no quadro da campanha nacional “Maio – Mês do Coração 2025”, a UMS promoveu, nos dias 21, 22 e 23 de maio, ações de prevenção das doenças cérebro-cardiovasculares, dirigidas a crianças, adultos e seniores. As atividades incluíram rastreios, aconselhamento sobre alimentação saudável, distribuição de materiais informativos e sessões de esclarecimento com profissionais de saúde.

Estas iniciativas, gratuitas e abertas à comunidade, reforçam o compromisso do Município de Baião com a promoção da saúde pública e a valorização dos cuidados de proximidade. De salientar que esta atividade será replicada durante a II Semana do Desporto e do Associativismo, em articulação com a ULS do Tâmega e Sousa e a Câmara Municipal. A iniciativa pretende reforçar a prevenção das doenças cérebro-cardiovasculares, promovendo a literacia em saúde e estilos de vida saudáveis, em articulação com a prática desportiva e o envolvimento comunitário.

A UMS de Baião assume, assim, um papel central no reforço da coesão territorial e no combate às desigualdades no acesso à saúde, respondendo com eficácia e proximidade às necessidades da população.

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:11

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:1...

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Serviços Médicos Veterinários

O Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários do Município de Baião tem como...

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content