Ambiente Destaques

Baião e Águas do Douro e Paiva celebram acordo apontado à sustentabilidade

O Município de Baião e a Águas do Douro e Paiva, S.A. (AdDP) oficializaram, no dia 13 de junho, nos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação destinado ao desenvolvimento de projetos com impacto direto na sustentabilidade e na qualidade de vida das populações.

Através desta parceria, pretende-se reforçar a autonomia dos sistemas de abastecimento e contribuir para a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa, em linha com os objetivos da neutralidade carbónica e da Agenda 2030.

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou que “este protocolo representa mais um passo seguro na afirmação de Baião enquanto território comprometido com o desenvolvimento sustentável e resiliente, dando um contributo concreto para o combate às alterações climáticas.”

O acordo tem por base eixos de desenvolvimento prioritários do Município de Baião, nomeadamente:

  • Assegurar a coerência com as restantes estratégias climáticas de âmbito nacional, no quadro do Plano Municipal de Ação Climática, onde estão definidos os instrumentos de planeamento da política climática a nível local;
  • Promover e salvaguardar os interesses das populações, incluindo a regulação do ordenamento do território e do urbanismo, de forma a garantir o desenvolvimento harmonioso e sustentável;
  • Desenvolver políticas e projetos por forma a promover uma comunidade mais resiliente e sustentável tendo por base a Agenda 2030 e o processo de certificação de Baião como Destino Turístico Sustentável.

O recurso a energias renováveis integra também o âmbito do protocolo, estimando-se um forte investimento no setor, que irá refletir-se no consumo energético, com a consequente descida do valor da despesa o que, a seu tempo, terá repercussões na fatura a pagar pelos consumidores. 

A este propósito, António Borges, Presidente do Conselho de Administração da AdDP, sublinhou a importância desta parceria como “exemplo de colaboração entre entidades, essencial para acelerar a transição energética, reduzir os custos com os sistemas, e garantir o abastecimento de água de forma cada vez mais segura e sustentável.”

Na cerimónia, além do Presidente, estiveram presentes outros membros do Conselho de Administração da AdDP, nomeadamente, Vítor Dias e Joana Felício, assim como responsáveis da Direção de Exploração e da Direção de Engenharia. Participaram também, além do Presidente da Câmara de Baião, o Vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro e a Chefe da Divisão do Planeamento e Gestão do Território, Helena Monteiro. 

INVESTIMENTOS EM ABASTECIMENTO DE ÁGUA, SANEAMENTO E VALORIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Desde 2006, o investimento acumulado neste setor já ultrapassa os 30 milhões de euros, fruto de parcerias estabelecidas com as empresas públicas Águas do Norte, SIMDOURO e Águas do Douro e Paiva. Este esforço financeiro tem permitido alargar a cobertura dos serviços de água e saneamento, modernizar infraestruturas existentes e implementar soluções inovadoras de gestão de recursos.

Destacam-se os seguintes investimentos:

  • Nova origem de abastecimento de água a Baião, que contemplou a instalação da captação do Abelhal, a construção de uma conduta elevatória, a edificação de um reservatório intermédio e de uma estação elevatória no Sobreiral, bem como o reforço da capacidade da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Pousada, promovido pela Águas do Douro e Paiva.
  • Abastecimento a Valadares – Zona Nascente, através da construção de uma rede de abastecimento em “alta” que liga o reservatório de Amarelhe ao reservatório de Valadares. Esta infraestrutura abastece também Viariz e poderá ainda ser estendida a Gestaçô.
  • Expansão das redes de abastecimento de água e de saneamento, uma operação cofinanciada pelo programa NORTE2030, numa parceria entre o Município de Baião e a Águas do Norte;
  • Construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Mosteirô, a cargo da SIMDOURO.

            Paralelamente, o Município de Baião mantém a sua aposta na valorização das principais linhas de água do concelho. Estão em curso intervenções no rio Ovil, através da criação de corredores ecológicos e de outras medidas que visam proteger e valorizar os ecossistemas ribeirinhos, estando em processo de candidatura a intervenção no rio Teixeira.

No âmbito da gestão da água, será igualmente lançado o projeto de reaproveitamento de águas residuais tratadas, com vista à sua utilização para fins não potáveis, como a rega de espaços verdes, a lavagem de pavimentos e de viaturas, promovendo assim a redução da pressão sobre os recursos hídricos convencionais.

Paulo Pereira, sublinhou que “estes investimentos representam um forte compromisso com a qualidade de vida dos cidadãos, a saúde pública, a preservação dos recursos naturais e a adaptação às alterações climáticas, posicionando Baião como um exemplo de gestão sustentável”, garantiu.

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Acessibilidade

A Câmara Municipal de Baião compromete-se a disponibilizar o sítio Web cm-bai...

OPJ – 2025

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Plano Diretor Municipal em Vigor

Neste espaço são disponibilizados os documentos/informações referentes ao Pl...

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 29 de Maio de 2025 às 10:03

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content