ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Ambiente Destaques Economia Proteção Civil

Já arrancou a reflorestação dos terrenos adquiridos pelo município na Serra da Aboboreira

Está em curso o processo de reflorestação dos terrenos adquiridos pela Câmara Municipal de Baião na Serra da Aboboreira, integrados na estratégia de ordenamento do território, em especial das zonas de montanha.

Este é mais um avanço no sentido da consolidação da nossa estratégia de ordenamento florestal, no quadro das políticas ambientais e de defesa do património natural que temos vindo a seguir, apontando para a sustentabilidade do território, tornando-o cada vez mais verde e resiliente no que diz respeito às alterações climáticas. Damos o exemplo que os particulares poderão seguir, de modo que possamos fazer da floresta um ativo económico que possa ser, ele mesmo, potenciador da sua salvaguarda e proteção”, sublinhou o presidente da Câmara, Paulo Pereira.

Após a compra de dois terrenos, nos últimos dois anos, o município passou a deter um total de cerca de 12,5 hectares, na Serra da Aboboreira, representando um investimento de 68 mil euros, onde estão a ser implementadas as boas práticas em termos ambientais, promovida a resiliência da floresta às alterações climáticas, em especial em matéria de incêndios. Também neste quadro, o Município adquiriu outras parcelas nas encostas da Serra do Castelo.

PLANTAÇÃO ENQUADRADA NAS CARATERÍSTICAS DO TERRENO

A reflorestação em curso foi devidamente planeada, obedecendo às melhores técnicas seguidas em Portugal, através da plantação de espécies adequadas à morfologia e caraterísticas de solo e de clima do terreno, distribuídas por forma a criarem bosquetes, assegurando a descontinuidade arbórea essencial para evitar a propagação de incêndios.

A plantação irá garantir, ainda, uma faixa de interrupção e gestão da vegetação, com largura de 60 metros, garantindo o traçado da rede primária de faixas de gestão de combustível, que será implementada em breve pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Após a execução das ações de arborização (preparação do terreno e plantação), seguir-se-á, até ao limite de um ano, a execução da retancha (reposição das árvores mortas).

O projeto contempla ainda a execução, ao longo do tempo, de um Plano de Gestão Florestal e a elaboração de um dossier para a certificação da gestão florestal sustentável do povoamento pelo Forest Stewardship Council (FSC).

O vereador com o pelouro do Ambiente, Henrique Ribeiro, “satisfeito” com o avanço do processo de reflorestação, lembrou que se trata da “consolidação de uma parte importante da aposta num dos nossos pilares de desenvolvimento, que reforça as políticas de defesa, preservação e valorização da nossa floresta”, frisou o autarca.

Recorde-se que, já em 2021, no âmbito da estratégia de ordenamento do território, a Câmara Municipal adquiriu um outro terreno, com 2,7 hectares, junto à zona de lazer fluvial da Fraga do Rio, na União de Freguesias de Campelo e Ovil.

Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content