Nos dias 4 e 6 de junho, o Município de Baião, através do Gabinete de Proteção Civil, promoveu uma ação de sensibilização junto da comunidade escolar, nos Agrupamentos de Escolas de Eiriz, Vale de Ovil e Sudeste, com o objetivo de informar e preparar a população mais jovem para a prevenção e autoproteção face ao risco de incêndios rurais.
Durante esta iniciativa, foi entregue um desdobrável informativo com orientações práticas sobre comportamentos de prevenção e procedimentos a adotar em caso de incêndio rural. Esta ação foi dirigida a alunos, professores e restante comunidade educativa, reforçando a importância da sensibilização desde cedo para as questões da proteção civil.
A atividade contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Baião, Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere, da Guarda Nacional Republicana e da Proteção Civil Municipal, numa demonstração clara de cooperação institucional em prol da segurança da população.
O Vice-Presidente e Vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, sublinha a relevância desta iniciativa, “é fundamental promovermos uma cultura de prevenção desde as idades mais jovens. Ao dotarmos os nossos alunos e as suas famílias de informação clara e útil, estamos a investir numa comunidade mais resiliente e consciente dos riscos. Agradecemos o envolvimento das nossas forças de proteção e socorro, cujo trabalho é essencial na construção desta rede de segurança e conhecimento,” referiu o autarca.
Esta ação enquadra-se na estratégia municipal de prevenção de riscos e de promoção da segurança das populações, reforçando o papel das escolas como agentes ativos na construção de uma sociedade mais consciente para a prevenção e autoproteção face ao risco de incêndios rurais.





