O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, mostrou-se muito satisfeito pela publicação, em Diário da República, do lançamento dos concursos públicos para o arranque das obras da 1ª Fase da Ligação de Baião à Ponte da Ermida, que corresponde à “Requalificação da EN 108, entre Lodão e a Ponte da Ermida”, e a “Variante à EN 211, entre Quintã [no Marco de Canaveses] e Mesquinhata”
A primeira, vai a concurso com um valor de 3.700.000,00 €, com um prazo para apresentação de propostas até 14/08/2024 e com um prazo de execução de 300 dias. Já a segunda, tem um valor de 18.000.000,00 €, o prazo para apresentação de propostas é 26/08/2024 e tem um prazo de execução de 420 dias.
“Estou muito satisfeito com estes importantes investimentos que ascendem a 21,7 milhões de euros, financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que se traduzem em obras de extrema importância para o nosso território e para as nossas populações, e que eram aguardados há dezenas de anos”, refere Paulo Pereira.
O autarca baionense entende, no entanto, que é fundamental que a Infraestruturas de Portugal finalize o mais rapidamente possível o projeto de construção da 2ª Fase da Ligação de Baião à Ponte da Ermida. Esta obra prevê a construção de raiz de uma variante entre o Ingilde, em Campelo, e o lugar de Lodão, em Santa Cruz do Douro, entroncando assim com a estrada EN 108, que vai avançar, então, para requalificação.
“O projeto de construção da variante para ligação do Ingilde a Lodão é a parte mais importante desta obra, para o nosso território e para as nossas populações e a que possui a maior dimensão em termos de investimento público. Só com a concretização deste investimento vital, é que aquele que agora avança, de qualificação da Estrada Nacional 108, faz sentido e assume utilidade. Importa, pois, fechar rapidamente o projeto que já está muito atrasado”, refere Paulo Pereira.
Segundo o comunicado, de 17 de julho, da Infraestruturas de Portugal, esta 1ª Fase “integra o projeto de requalificação da ligação de Baião à Ponte da Ermida e será complementada com a futura construção de uma Variante à EN321-2, um investimento também promovido através do PRR, e cujo projeto de execução se encontra em fase de desenvolvimento.”
PAULO PEREIRA TEM ACOMPANHADO DE PERTO O PROCESSO
Ao longo dos últimos anos, Paulo Pereira tem dado grande importância a este tema.
Ainda recentemente, a 26 de junho, o presidente da Câmara, reuniu com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz a respeito dos investimentos para Baião incluídos no PRR. Nessa reunião também estiveram presentes os presidentes de Resende e de Cinfães, Manuel Garcez Trindade e Armando Mourisco, respetivamente, o vereador da Câmara do Marco de Canaveses, Pedro Pinto, bem como o deputado e ex-ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.
Entre outros assuntos, foi veiculada a informação de que o projeto de construção da 2ª Fase da Ligação de Baião à Ponte da Ermida estaria concluído em setembro de 2024.
Paulo Pereira manifestou estranheza pelo prazo para a conclusão do projeto, porque numa reunião com a Infraestruturas de Portugal, ocorrida em março, tinha-lhe sido dado o prazo de maio de 2024 para que o mesmo estivesse pronto.
“Ao longo de muitos anos temos acompanhado a par e passo este processo de grande importância para o nosso concelho e temos batalhado muito por ele. Participamos em muitas reuniões técnicas e ao nível de lideranças políticas para que as coisas avancem. A mensagem que queremos deixar à Infraestruturas de Portugal é a de que deve acelerar ao máximo este projeto, para que seja possível concretizarmos com brevidade esta obra decisiva para o nosso território”, refere Paulo Pereira.