O Secretário-Geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, esteve no dia 23 de setembro em Baião para se inteirar dos efeitos provocados pelos incêndios da última semana, expressar a sua solidariedade e ouvir autarcas e população.
Após a visita a algumas localidades afetadas, o dirigente socialista, o presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, e os autarcas de Gondomar, Marco Martins; Marco de Canaveses, Cristina Vieira; Paredes, Alexandre Almeida; Santo Tirso, Alberto Costa; e Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, reuniram-se no MACC Baião, onde foi discutida toda a problemática dos incêndios, bem como as medidas de mitigação dos impactos provocados e a necessidade de implementação de ações preventivas. Um encontro em que também esteve presente o vice-presidente da Câmara de Baião e técnicos municipais de Proteção Civil.
Pedro Nuno Santos explicou o sentido solidário da visita, quer com a população, quer com os autarcas e o objetivo também de “perceber no terreno o que correu bem e o que correu mal e tirarmos lições para o futuro”, adiantou aos jornalistas. O líder socialista revelou ainda que “hoje sabemos que as coisas não correram bem, houve claramente falta de meios. Precisamos de melhorar a prevenção, mas também o combate”, sublinhou destacando o “cadastro predial simplificado”, medida lançada pelo anterior governo, como fulcral para as reformas que é preciso implementar. “
SERVIÇOS DO MUNICIPIO ESTÃO NO TERRENO DESDE A PRIMEIRA HORA
O presidente da Câmara de Baião, agradecendo a visita do líder socialista, deu nota da destruição de mais de metade da mancha verde do município e dos prejuízos causados em habitações, estruturas empresariais, explorações agrícolas, veículos, e equipamentos públicos, entre outros. O autarca sublinhou o “esforço, coragem e espírito de missão dos bombeiros, GNR e de todas as forças no terreno, assim como da população que evitaram que tragédia maior se abatesse sobre o nosso território”, referiu.
Paulo Pereira, que tem feito visitas diárias aos locais e às pessoas afetadas, sublinhou a resposta imediata e constante à população, com os serviços municipais afetos a cada setor, no terreno, a prestarem o apoio necessário. “Este é o nosso foco principal, neste momento, atender a quem necessita, enquanto fazemos, em articulação com as juntas de freguesia e com a CCDR-N, o levantamento de todos os prejuízos verificados, ao mesmo tempo que nos debatemos para que os apoios estatais cheguem à nossa população com a maior celeridade possível. Também é este o sentido da visita do Secretário-Geral do Partido Socialista”, concluiu o edil.