O Município de Baião continua a apostar na participação cívica da juventude através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ), uma iniciativa promovida pelo pelouro da Juventude que permite aos jovens desempenhar um papel ativo nas decisões do concelho.
Com esta medida, reforça-se a ligação entre os cidadãos mais jovens e os responsáveis autárquicos, promovendo uma cidadania participativa, crítica e responsável.
Dirigido a jovens entre os 15 e os 30 anos, residentes em Baião, esta iniciativa visa envolver os jovens na definição de prioridades locais, incentivando a apresentação de ideias inovadoras e promovendo o desenvolvimento do concelho.
“LAZER EM MOVIMENTO” VENCE VOTAÇÃO PÚBLICA
Na edição de 2025, foram submetidas dez propostas, das quais duas chegaram à fase final de votação:
“Zona de Lazer Intergeracional”, da autoria de Inês Costa Pereira, que sugeriu a revitalização da Zona de Lazer da Fraga do Rio, com o objetivo de criar um espaço que promova o convívio e a atividade física entre gerações e “Lazer em Movimento”, da jovem Bianca de Roma Silva Pereira, que propunha a valorização do Centro Cívico de Santa Marinha do Zêzere.
Após o período de votação online, a proposta “Lazer em Movimento” foi a mais votada pelos jovens baionenses e será, por isso, executada pelo Município de Baião, com um orçamento previsto até 11 mil euros (acrescido de IVA), podendo ser ajustado mediante disponibilidade e interesse público.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião e responsável pelo pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, sublinha a relevância crescente desta iniciativa no concelho, uma vez que “O OPJ é uma ferramenta essencial de cidadania ativa e é com grande satisfação que assistimos ao interesse crescente dos nossos jovens neste desafio que o Município lhes propõe.
Continua a afirmar-se como uma ferramenta essencial para a participação ativa da juventude na vida do concelho, promovendo o seu envolvimento cívico e o desenvolvimento de ideias em benefício de toda a comunidade.
Este processo permite-lhes contribuir diretamente para a construção de um território mais dinâmico e inclusivo, reforçando o diálogo entre a juventude e os responsáveis autárquicos.”
O autarca desafiou ainda os jovens a participarem em edições futuras, pois “é fundamental que a juventude de Baião agarre esta oportunidade de contribuir para a sua comunidade com as suas ideias, visões de futuro e projetos inovadores que irão marcar a diferença.
Apelamos a todos que se envolvam e sejam parte integrante na construção de um concelho mais justo, inclusivo e inovador.”
Com esta edição do Orçamento Participativo Jovem, o Município de Baião reforça o seu compromisso com os jovens e com o futuro do concelho, promovendo a escuta ativa, o diálogo construtivo e a valorização das ideias que nascem da juventude baionense.