Ambiente Cultura Destaques Economia Institucional

Formalizada em Baião a adesão do Tâmega e Sousa à Rede Internacional das Bio-Regiões

Baião recebeu, no dia 28 de maio, a cerimónia de formalização da adesão da Bio-Região do Tâmega e Sousa à Rede Internacional das Bio-Regiões (IN.N.E.R.). Um momento que assinala o reforço do compromisso do território com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos recursos endógenos e a promoção de práticas agrícolas biológicas e regenerativas.

Na abertura oficial, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, fez um ponto de situação relativamente ao concelho, que tem adotado medidas e desenvolvido projetos que se enquadram naqueles que são os pilares das Bio-Regiões.

Neste quadro, o autarca referiu “a criação da Paisagem Protegida da Serra da Aboboreira”, projeto que envolve também os municípios de Amarante e Marco de Canaveses, mas também a “requalificação dos rios internos”; o “apoio à criação de raças autóctones”, concedendo incentivos aos produtores; no âmbito de um conjunto vasto de medidas apontadas à preservação ambiental e à defesa do planeta.

Paulo Pereira deu nota do exemplo da Quinta do Mosteiro de Ancede, propriedade do Município, que já vem adotando práticas de agricultura biológica, mas que se pretende que evolua para a produção plena biológica e regenerativa.

CONVERGÊNCIA COM A ESTRATÉGIA MUNICIPAL

O edil, referindo os pilares em que assenta a estrutura das Bio-Regiões – Ambiental, Económico e Social – e somando-lhe o Cultural, explicou que estes são os 4 pilares que se alinham com a “certificação de Baião enquanto Destino Turístico Sustentável”, que se espera possa em breve alcançar o Galardão Ouro, sublinhando assim a convergência com as opções que o Município tem vindo a implementar.

Pedro Machado, Presidente da CIM Tâmega e Sousa, apontou o exemplo de Baião e destacou a importância de uma abordagem baseada nos pilares económico, ambiental e social, valorizando a produção local, a proteção dos recursos naturais e a criação de emprego rural qualificado.

A criação da Bio-Região do Tâmega e Sousa insere-se numa estratégia integrada e participada, desenvolvida ao longo dos últimos anos, que culminou na aprovação de instrumentos estruturantes como o Plano Estratégico da Bio-Região para o período 2025-2029.

Este plano define eixos prioritários como a promoção de hábitos de vida saudáveis; produção sustentável (incentivando a conversão de explorações para o modo de produção biológico e o fortalecimento da resiliência agroecológica); e o consumo de proximidade (promovendo os produtos locais e biológicos em diferentes contextos, desde os mercados à restauração).

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

A adesão à IN.N.E.R. permitirá ao território beneficiar da partilha de boas práticas com outras Bio-Regiões europeias, de formação especializada em áreas como a sustentabilidade, a economia circular e o turismo regenerativo, e de um reforço do reconhecimento institucional a nível internacional.

A cerimónia decorreu na Quinta de Santa Teresa, em Loivos da Ribeira, com a presença de representantes institucionais, empresários e outros parceiros estratégicos, incluindo autarcas dos municípios da região, o Vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte – CCDR-N, Paulo Ramalho, o Presidente  e o Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Pedro Machado e Telmo Pinto;  Investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, e responsáveis da Rede Internacional das Bio-Regiões, entre os quais o seu Presidente, Salvatore Basile.

Conteúdo atualizado em 8 de Julho de 2025 às 09:12

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Acessibilidade

A Câmara Municipal de Baião compromete-se a disponibilizar o sítio Web cm-bai...

OPJ – 2025

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Plano Diretor Municipal em Vigor

Neste espaço são disponibilizados os documentos/informações referentes ao Pl...

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 29 de Maio de 2025 às 10:03

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content