O Município de Baião tem vindo a reforçar o investimento e as medidas destinadas ao bem-estar e proteção animal. Um bom exemplo foi a 1.ª Feira de Adoção Animal, promovida pela autarquia e realizada no dia 17 de agosto, integrada no programa das Festas Concelhias e de São Bartolomeu. A iniciativa, que aconteceu pela primeira vez no quadro das Festas, despertou muito interesse e adesão do público, tendo-se registado, logo ali, 8 adoções de animais. Há ainda a expetativa de outras adoções em sequência desta ação. Este evento foi também mais uma oportunidade para reforçar as campanhas de sensibilização e incentivo à adoção que a Câmara Municipal tem em curso.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, sublinhou o mérito e o resultado positivo da 1.ª Feira de Adoção Animal, afirmando ser “um bom sinal de que as políticas que o executivo tem vindo a seguir e a implementar, assim como os investimentos realizados, estão a dar frutos, indicando que estamos no caminho certo”, frisou.
CRO FACILITA A ESTRATÉGIA DE CONTROLO DOS ANIMAIS ERRANTES
O autarca explicou ainda que a criação do CRO, inaugurado a 20 de março deste ano, num investimento superior a 700 mil euros, servindo os municípios de Baião e Resende, veio permitir uma “gestão mais eficiente das capturas e recolhas de animais errantes, facilitando a estratégia comum de controlo desses animais, e a implementação de medidas ativas de adoção de animais de companhia”, apontou Paulo Pereira.
O vereador com o pelouro da Proteção Animal, Henrique Ribeiro, destacou um conjunto de medidas que a Câmara Municipal tem vindo a adotar, e que sinalizam “a atenção e cuidado que temos na defesa dos direitos e do bem-estar dos animais – o que para nós é fundamental. As campanhas de sensibilização e de apoio às famílias para o melhor cuidado com os animais de companhia, que continuamos a reforçar, permitem-nos constatar resultados positivos. No que respeita aos animais errantes, os avanços no seu controlo, possibilitam acautelar eventuais situações de saúde pública, protegendo desse modo, também, a nossa população”, avançou o autarca.
A par de outras medidas, a Câmara Municipal de Baião está a promover o “Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia” (cães e gatos) e o Programa CED – “Captura, Esterilização e Devolução” de gatos silvestres, que visa controlar as colónias de gatos e reduzir as populações felinas silvestres no concelho.
MEDIDAS IMPLEMENTADAS
Também neste âmbito, decorrem ao longo de todo o ano, campanhas de sensibilização da população no sentido de informar as famílias dos apoios disponibilizados e de promover o bem-estar animal, nomeadamente a adoção de animais de companhia.
A 1.ª Feira de Adoção de Animais de Companhia incluiu a oferta de vários produtos e serviços aos animais adotados, tais como, vacinação; desparasitação; microchip e esterilização. Além disso, foram oferecidos kits de adoção com objetos úteis para os cuidados com o novo membro da família. Tratou-se de uma ação que, pelo sucesso registado, deverá ser replicada noutros eventos do Município.