Associativismo Destaques Institucional Proteção Civil

Município de Baião formaliza Protocolo de Colaboração com as Corporações de Bombeiros Concelhias

O Município de Baião formalizou, no dia 27 de dezembro, um protocolo de colaboração com as Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Baião e de Santa Marinha do Zêzere.

A formalização deste protocolo, visa fortalecer as ações de proteção civil e garantir uma resposta mais célere e eficaz às necessidades da comunidade, especialmente em tempos de crescente complexidade dos desafios ambientais e de segurança. 

O acordo estabelece uma série de compromissos mútuos, no âmbito da intenção acordada da criação de mais uma Equipa de Intervenção Permanente em cada uma das Associações Humanitárias.

Este protocolo prevê diversas ações atribuídas às corporações, como sinalização de emergência, remoção de obstáculos da via pública, extermínio de ninhos de vespa velutina, execução de planos de fogo controlado, implementação de exercícios e simulacros de segurança, apoio logístico em eventos municipais, e vigilância de percursos pedestres e cicláveis, ou ainda de cursos de água, em linha com a figura do “guarda-rios”, entre outras valências.

As corporações também irão participar em ações de reflorestação e na implementação de programas de formação e sensibilização junto da população, nomeadamente em suporte básico de vida e primeiros socorros. 

O protocolo terá uma vigência inicial de dois anos, renovável automaticamente, permitindo que a colaboração se mantenha atualizada e ajustada às necessidades do município e da população.

DIÁLOGO CONSTANTE PERMITE REFORÇAR PARCERIAS

O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, destacou a importância deste protocolo para a segurança e bem-estar da população, referindo que “é mais um passo para reforçar a capacidade de resposta do nosso município em situações de emergência e na prevenção de riscos.”

Paulo Pereira sublinhou, ainda, o papel dos bombeiros como parceiros estratégicos da autarquia: 

“Esta parceria simboliza o nosso compromisso com a segurança e qualidade de vida dos baionenses. Vivemos num contexto onde os riscos associados às alterações climáticas e às exigências da gestão florestal são cada vez mais desafiantes, e a solução virtuosa e exemplar que encontrámos, através do diálogo constante e profícuo que mantemos com as corporações, é boa para todas as partes e principalmente para as nossas populações e salvaguarda do nosso território”, concluiu

Em complemento ao protocolo, a autarquia entregou dois motociclos às corporações de bombeiros, um investimento que surge a partir de uma proposta apresentada por Francisca Pinto e Hugo Pinto, jovens bombeiros que concorreram ao Orçamento Participativo Jovem, edição 2024.

Embora a proposta não tenha sido enquadrada no programa, a Câmara Municipal de Baião decidiu concretizá-la através de uma rubrica orçamental alternativa, reconhecendo a sua relevância para melhorar a rapidez e versatilidade nas operações de socorro e vigilância, especialmente em áreas de difícil acesso.

Filipe Fonseca, vereador responsável pela Proteção Civil, salientou a importância do protocolo como um exemplo de boas práticas no trabalho conjunto entre o município e as corporações de bombeiros:

“Com este protocolo, criámos um modelo de colaboração que visa não apenas dar resposta a situações de emergência, mas também prevenir e preparar a nossa comunidade.

A formação, a sensibilização e a vigilância são componentes-chave deste acordo, que terá um impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos e na preservação do nosso território.” 

O autarca também se pronunciou sobre a entrega dos motociclos às corporações, reforçando a importância da participação jovem nas decisões do município:

“Este é um exemplo claro de como as ideias dos nossos jovens podem transformar a realidade da nossa comunidade. A proposta apresentada pela Francisca e pelo Hugo não só trouxe uma solução prática para um problema identificado, mas também nos mostrou como a juventude pode ser um motor de mudança.

Este investimento vem reforçar a capacidade operacional das nossas corporações, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente, quando estão na linha da frente para proteger a nossa população.”

Com estas iniciativas, o Município de Baião reforça o seu papel enquanto promotor da segurança e da qualidade de vida, valorizando o trabalho das corporações de bombeiros como pilares essenciais na proteção da comunidade, tornando-a, também, mais resiliente e preparada para o futuro.

Ligações Úteis

Portal da Juventude Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (...

Outros Documentos

Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:11

Protocolos de Desenvolvimento

Em atualização… Conteúdo atualizado em 12 de Fevereiro de 2026 às 12:1...

Associações e Outras Entidades

Neste espaço é disponibilizada informação sobre o movimento associativo do m...

Associativismo

Associativismo é sinónimo de cooperação e partilha, de exercício de cidadan...

Juventude

O Pelouro da Juventude, Desporto e Associativismo da Câmara Municipal de Baião...

Juventude

Plano Municipal de Execução de Gestão Integrada de Fogos Rurais

Os Programas Municipais de Execução (PME) são o instrumento verdadeiramente...

Serviços Médicos Veterinários

O Gabinete dos Serviços Médicos Veterinários do Município de Baião tem como...

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content