ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Ambiente Destaques Educação Proteção Civil

“Raposa Chama” envolve crianças em lição sobre prevenção de incêndios

Cerca de 200 crianças do pré-escolar e do 1º Ciclo, provenientes dos três Agrupamentos de Escolas do Concelho, que estão a frequentar as atividades de verão promovidas pelo Município, participaram, a 22 de julho, em duas iniciativas do projeto “Raposa Chama”, realizadas em Baião e Santa Marinha do Zêzere.

Estas ações, inseridas na Campanha Nacional “Portugal Chama”, visam alertar, os mais novos, para os comportamentos de risco, sensibilizá-los para a importância da floresta e da prevenção de incêndios rurais, e partem da premissa que, no presente, as crianças podem ter o papel crucial de sensibilizar os adultos, principalmente através da sua rede familiar.

Para o vice-presidente e vereador do Pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, que acompanhou uma das sessões, “é fundamental envolvermos as nossas crianças nestas questões desde cedo. A educação para o risco e a consciencialização dos mais novos para a importância da prevenção de incêndios e da proteção das nossas florestas é uma prioridade que deve ser partilhada por todos. Estas iniciativas são passos importantes para garantirmos um futuro mais consciente, mais responsável e mais seguro para todos”, referiu.

Durante as atividades, as crianças foram cativadas pela presença de dois dos “embaixadores” da Banda da Floresta – a Raposa Chama e a Cigarra McGarra – que desempenharam um papel fundamental na sensibilização dos alunos para a causa da preservação da floresta e da prevenção de incêndios rurais. Estas personagens tornaram o evento mais interativo e educativo, ajudando as crianças a apreenderem, de forma mais fácil, a principal mensagem transmitida: “Com o fogo não se brinca”.

Estas iniciativas foram organizadas pela AGIF (Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais) em estreita articulação e colaboração com o Gabinete de Proteção Civil e o Setor da Educação da Câmara Municipal de Baião, o que demonstra a importância das ações concertadas entre várias entidades na obtenção do objetivo comum de promoção de uma cultura de segurança e de proteção da floresta.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content