ALERTA AMARELO Perigo de Incêndio Rural para Hoje
Economia Mobilidade Obras

Reunião de trabalho sobre o projeto da ligação de Baião à Ponte da Ermida

O ponto da situação do projeto da “Nova Variante à Estrada Nacional (EN) 321-2 – Baião à Ponte da Ermida” foi apresentado no dia 18 de novembro, na Câmara Municipal de Baião por responsáveis da Infraestruturas de Portugal (IP), nomeadamente José Faísca, da direção de empreendimentos rodoviários e Nuno Marques, da área da ferrovia, contando ainda com a presença de Paulo Gomes, projetista da empresa vencedora do concurso, bem como do Presidente da Câmara, Paulo Pereira, vereadores e técnicos da autarquia.

O novo documento prevê a retificação de alguns pontos do anterior projeto, elaborado em 2009, sendo que, além da nova variante, será feita a requalificação da Estrada Nacional (EN) 108, no troço entre Lodão (Santa Cruz do Douro) e a Ponte da Ermida.

A via terá uma extensão de 13 quilómetros divididos em dois troços:

– A variante Baião – Lodão, com aproximadamente 7 quilómetros, prevê uma rotunda em Ingilde (Campelo), um nó na interseção com a Estrada Municipal (EM) 1228, em Pousada (Gôve) e outro em Lodão, estando também prevista a construção de 3 novos viadutos.

O traçado terá uma faixa de rodagem com 7 metros de largura, com 2 vias de circulação com 3,5 metros cada, via de lentos onde seja necessário, com 3,25 metros e bermas laterais com 1 metro de largura.

– A requalificação da ligação de Lodão à Ponte da Ermida – EN 321-2 – ER108, com uma extensão de cerca de 6 quilómetros, incluirá a requalificação da via, a reabilitação do pavimento, construção de passeios, lugares de estacionamento, paragens para transportes públicos, drenagem de águas pluviais, instalação de sinalização e equipamentos de segurança.

Até ao início do segundo semestre de 2023 o processo deverá estar em análise na Agência Portuguesa do Ambiente (APA), prevendo-se que o concurso da empreitada possa ser lançado durante o primeiro trimestre de 2024.

O Presidente da Câmara de Baião sublinhou a importância da obra para a mobilidade da população e para o desenvolvimento do concelho, recordando que será “a concretização de um anseio antigo, por demasiadas vezes adiado, que aumentará a segurança e comodidade na circulação, reduzirá substancialmente o tempo de viagem na ligação de Baião ao sul do território, aproximando os baionenses e melhorando a competitividade empresarial, entre outras vantagens para a economia e para a atratividade do nosso território,” frisou Paulo Pereira.

Conteúdo atualizado em 19 de Julho de 2024 às 11:43

Regulamento Provedor do Munícipe

Regulamento Provedor do Munícipe

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Centro de Documentos

Baião

Portal do Associativismo

Baião

Lagar do Convento

Mosteiro de Santo André de Ancede A Câmara Municipal de Baião, tem levado a c...

Quinta do Mosteiro

Mosteiro de Ancede – Baião O Município de Baião, é proprietário da Qu...

Plano Municipal de Ação Climática

O Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) é um instrumento de planeamento d...

Casa de Baião no Porto

A Casa de Baião no Porto é um espaço emblemático que traz para a cidade a ri...

OPJ – 2023

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Rede de Bibliotecas de Baião

Baião

Sistema de Gestão da Qualidade

A certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) consiste na avaliaçã...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content