Durante uma semana, no mês de julho, alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, selecionados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Baião, terão a oportunidade de participar na Universidade Júnior.
A oportunidade resulta de um protocolo de colaboração celebrado entre o Município de Baião e a Universidade do Porto, aprovado em reunião de Câmara no dia 10 de julho, com a autarquia a assegurar o pagamento da propina, alojamento e transporte dos participantes.
Esta ação oferece aos jovens a possibilidade de realizarem experiências em laboratórios, participar em atividades desportivas e musicais, entre muitas outras. Estas iniciativas são pensadas para permitir aos mais novos testar as suas vocações ou, simplesmente, alargarem as fronteiras dos seus conhecimentos.
O vice-presidente e vereador do Pelouro da Juventude, Filipe Fonseca, refere que “esta iniciativa é crucial para proporcionar aos nossos jovens uma experiência única e enriquecedora. Sem esta parceria entre a Câmara Municipal e a Universidade do Porto, muitos deles não teriam a oportunidade de vivenciar um ambiente académico tão estimulante, o que contribui significativamente para o seu crescimento pessoal e académico.”
A Universidade Júnior 2024 promete ser um evento memorável e transformador para todos os participantes, proporcionando-lhes um verão cheio de novas descobertas e aprendizagens.