O concelho de Baião esteve no centro das atenções no que diz respeito ao Andebol, ao acolher, durante o fim de semana, dias 14, 15 e 16 de junho, o Encontro Regional de Andebol de Minis e Infantis. Cerca de mil atletas, vindos de várias cidades do norte do país, com idades entre os 7 e os 14 anos, acompanhados por dirigentes das coletividades e por familiares, viveram dias de convívio, competição, mas sobretudo de amizade e desportivismo. No evento celebrou-se o final da época para os dois escalões, consagrando-se os campeões regionais femininos e masculinos na categoria de infantis.
Com organização em parceria da Câmara Municipal de Baião e da Associação de Andebol do Porto, com o apoio do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil; da Associação Empresarial de Baião; da Associação Desportiva de Baião; e da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro, a iniciativa traduziu-se num enorme encontro de amantes da modalidade e numa jornada de “fair play”, refletindo o verdadeiro espírito desportivo.
As atividades dividiram-se entre o Estádio do Prenhô, o Pavilhão do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, e o Pavilhão Desportivo da Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro. As cerimónias de abertura e encerramento contaram ainda com a presença da Escola Municipal de Dança Byondance e da Academia Liliana Castro, respetivamente, que abrilhantaram o evento.
Os grandes vencedores desta edição foram a Associação Atlética de Águas Santas, na categoria de masculinos, e a equipa do Clube de Andebol de Leça, na categoria feminina.
Na cerimónia de encerramento, o vice-presidente da Câmara, e vereador do pelouro do Associativismo e Desporto, Filipe Fonseca, partilhou a sua satisfação afirmando ter sido “um privilégio para Baião receber este evento” e sublinhando “a resposta positiva de todos os participantes e a energia que se fez sentir ao longo do fim de semana, inspiradora e incentivadora da modalidade e da prática desportiva. Estamos comprometidos em continuar a apoiar o desporto e a proporcionar mais momentos como este no futuro.”, assegurou o autarca, agradecendo a todos os que tornaram possível a realização do evento.
Por sua vez, Paulo Martins, presidente da Associação de Andebol do Porto, destacou a forma como decorreu o encontro, “um verdadeiro festival de desporto, onde o espírito de equipa e a dedicação de todos os atletas estiveram sempre presentes”. O dirigente agradeceu “a Baião pela hospitalidade pelo apoio incondicional e pela forma se empenhou no sucesso da edição.”
Todas as equipas foram presenteadas com troféus e lembranças de participação.
ADOÇÃO DE MEDIDAS AMBIENTAIS
Em linha com as opções ambientais seguidas pelo município de Baião, durante o Encontro, a Unidade de Ambiente e Sustentabilidade implementou algumas medidas no sentido de minimizar os impactos do evento no ambiente, tais como, a colocação de bebedouros no estádio da AD Baião, evitando o consumo de garrafas de plástico (água engarrafada); a colocação de ecopontos e contentores para resíduos biodegradáveis em todos os locais onde decorreram os jogos, nos locais de acolhimento dos atletas e no local da cerimónia de abertura. A Resinorte – empresa responsável pela exploração e gestão do sistema multimunicipal de triagem, recolha, valorização e tratamento de resíduos urbanos, promoveu uma ação de sensibilização na cerimónia de abertura.
Conteúdo atualizado em 1 de Julho de 2024 às 16:01