No dia 17 de maio, no âmbito da celebração do Dia Municipal da Proteção Civil, após a realização do exercício de teste ao Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, Mercallex’24, os presidentes das juntas de freguesia de Baião participaram numa palestra, nas instalações do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, e receberam do município equipamento operacional.
Durante a palestra subordinada ao tema: “Atribuições e competências das Juntas de Freguesia na prevenção e avaliação de riscos”, conduzida pelo comandante do comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa, Sérgio Barros, os autarcas tiveram a oportunidade de melhor conhecerem o papel lhes cabe no âmbito da proteção civil. Um papel fundamental, tendo em conta que representam o “patamar de maior proximidade ao cidadão”.
AUTARCAS DE FREGUESIA CONHECEM MELHOR O TERRITÓRIO
No quadro da prevenção e avaliação de riscos, Sérgio Barros referiu o melhor conhecimento que os autarcas de freguesia têm sobre o seu território e sobre cada uma das pessoas que nele habitam, sendo, por isso, um pilar fundamental, quer numa primeira intervenção, quer na ligação, quando necessário, com outras forças da proteção civil.
O comandante incentivou também os autarcas a unirem esforços em cenários de emergência, nomeadamente, no que respeita aos incêndios, por forma a que, quer a prevenção, quer o combate, possam apontar para resultados cada vez menos gravosos.
PRIMEIRA INTERVENÇÃO
O vereador com o pelouro da Proteção Civil, Filipe Fonseca, na abertura da sessão, destacou a “ligação dos presidentes de junta com a população, que conhecem como ninguém, e são reconhecidos como pessoas a quem os habitantes recorrem na maioria das situações, nos mais diversos domínios”. No caso concreto da proteção civil, “cabe-lhes a responsabilidade de, muitas vezes, não só lançarem um primeiro alerta, como tomarem medidas de primeira intervenção, mitigadoras dos efeitos que as situações possam causar”, sublinhou o autarca.
Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 10:44