O Dia Nacional da Sustentabilidade foi instituído no dia 9 junho 2023, através de publicação em Diário da República de uma Resolução do Conselho de Ministros, sendo Portugal o primeiro país a celebrar esta efeméride.
A data escolhida, 25 de setembro, reveste-se de simbolismo uma vez que foi o dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) adotou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Sendo fundamental consciencializar as comunidades, o Dia Nacional da Sustentabilidade, é uma iniciativa que visa divulgar informação, promover o conhecimento e alertar para a necessidade de uma mudança consciente de condutas e ações, garantindo o equilíbrio entre o crescimento económico, o cuidado com o ambiente e o bem-estar social, através da adoção de comportamentos transformadores.
A sustentabilidade é um desígnio global, mas exige sobretudo uma ação local e, nesse sentido, o Município de Baião, através da Unidade de Ambiente e Sustentabilidade, desenvolveu duas ações de modo a potenciar a reflexão sobre a importância dos ODS em tempos de adversidade, bem como despertar consciências para estas temáticas, nomeadamente junto dos mais novos.
Neste contexto, à entrada dos Paços do Concelho, foi instalado um conjunto de 17 cubos em vinil, representando cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, quer terão de ser cumpridos por todos os países até 2030.
A outra ação promovida pela Unidade de Ambiente e Sustentabilidade foi a leitura do conto “Uma Lição de Vida do Mar”, da autoria de Cármen Garcia.
A história de um menino que encontra uma tartaruga junto ao mar e que repara que algo não está bem com o animal, uma vez que a barriga está cheia de plástico, descobrindo assim que a poluição dos oceanos tem consequências devastadoras na saúde dos animais marinhos.
A leitura do conto foi efetuada em todos os jardins de infância do concelho, permitindo consciencializar os mais novos para estas temáticas relacionadas com a preservação do ambiente.
O vereador do Ambiente, Henrique Gaspar Ribeiro, referiu que “há muito que a sustentabilidade e a preservação ambiental fazem parte das prioridades deste Executivo e o Dia Nacional da Sustentabilidade é mais uma oportunidade para consciencializar a nossa comunidade sobre a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Esta efeméride destaca a urgência de preservar os recursos naturais, combater as desigualdades e adotar práticas mais éticas e responsáveis de modo a promover uma mudança de atitudes e ações garantindo, de forma mais sustentável, um futuro melhor para todos.”