No âmbito dos apoios do Estado ao ressarcimento dos prejuízos provocados pelos incêndios de setembro de 2024.
No dia 2 de janeiro, técnicos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), acompanhados por técnicos da Câmara Municipal de Baião, estiveram no terreno para a realização de visitas relativas ao controle às candidaturas submetidas no domínio da Habitação própria permanente com danos totais ou parciais decorrentes dos incêndios de setembro de 2024.
No contexto da região Norte, através do Balcão de Apoio criado para ajudar, esclarecer e informar a população, Baião foi o concelho que submeteu o maior número de candidaturas, contabilizando 13, num total de 27 apresentadas.
O vice-presidente da Câmara, vereador responsável pela Proteção Civil, Filipe Fonseca, sublinhou a celeridade de Baião na resposta ao flagelo, destacando o “trabalho articulado e contínuo entre as entidades envolvidas no apoio à população lesada”. O autarca referiu ainda que o Gabinete de Apoio que tem desenvolvido um “papel fundamental, de proximidade, acompanhando os processos ao lado dos baionenses, vai manter-se em funcionamento, enquanto for necessário, para que, dentro do quadro legal, ninguém fique à margem dos apoios”, garantiu.
De referir que o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, anunciou, no dia 30 de dezembro, a prorrogação do prazo para submissão de candidaturas relativas a prejuízos registados em habitação própria permanente até ao dia 31 de março de 2025.


