Olívia Mendes visitou os polos de Baião e Santa Marinha do Zêzere e deixou uma mensagem aos alunos
A Universidade Sénior de Baião (USB) deu início a mais um ano letivo, com novas disciplinas e uma oferta diversificada de atividades. Para assinalar este momento, a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Baião, Olívia Mendes, visitou, no dia 29 de setembro, os polos de Baião e de Santa Marinha do Zêzere, onde teve oportunidade de contactar com alunos, docentes e colaboradores.
Durante a visita, Olívia Mendes destacou o papel dos participantes na construção de uma Universidade Sénior cada vez mais dinâmica e participativa, deixando uma mensagem dirigida a todos os que integram este projeto.
“Cada um dos utentes da Universidade Sénior de Baião, ao decidir estar aqui, dá uma verdadeira lição de vida e demonstra que o envelhecimento ativo é o caminho para uma sociedade mais justa, mais saudável e mais humana. A Universidade Sénior é vossa: é um espaço de partilha de memórias, mas, acima de tudo, de criação de novos projetos, de novas experiências e de novas amizades”, afirmou a autarca.
A vereadora desejou ainda “um excelente ano letivo” a todos os alunos e deixou um agradecimento aos docentes e colaboradores “pelo empenho, pela sensibilidade e pela dedicação” colocados no desenvolvimento das atividades da USB.
Este ano, a Universidade Sénior apresenta algumas novidades na sua oferta, com a entrada de Cerâmica e Modelagem, Artes Decorativas, História da Arte/Pintura e Boccia.
A estas juntam-se disciplinas já integradas na programação da USB, como Yoga, História e Literatura Local, Walking Football, Trabalhos Manuais, Hidroginástica, História das Religiões, Saúde 65+, Vida Segura – Aprendendo com os Bombeiros, TUNA e Ginástica e Danças de Salão.
A diversidade da oferta permite aos participantes escolher entre atividades ligadas às artes, à cultura, à história, à atividade física, à saúde e à segurança, conjugando a aprendizagem com o convívio e a participação.
Inscrições abertas
As inscrições para a Universidade Sénior de Baião podem ser efetuadas presencialmente na Biblioteca Municipal António Mota, ou nos Serviços Descentralizados de Santa Marinha do Zêzere. Também é possível efetuar a inscrição ou obter mais informações através do número 255 540 556 ou do endereço de correio eletrónico universidade.senior@cm-baiao.pt.
A Universidade Sénior de Baião funciona com dois polos, na vila de Baião e na vila de Santa Marinha do Zêzere, mas a sua atividade não se limita aos seniores das freguesias onde estão instalados estes espaços. A USB está aberta a todos os seniores do concelho de Baião, independentemente da freguesia onde residem.
Mais do que um espaço dedicado à aprendizagem, a Universidade Sénior afirma-se, assim, como um ponto de encontro para a população sénior, promovendo a partilha, o convívio, a participação e a criação de novas experiências e relações de amizade.
Inscreva-se e venha fazer parte da Universidade Sénior de Baião!







