A 19.ª edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno transformou a Feira do Tijelinho, na Vila de Baião, num epicentro de gastronomia, cultura e salutar convívio durante três dias.
Os visitantes afluíram ao evento para saborear o prato mais emblemático da região, celebrar a identidade local e desfrutar de momentos de pura alegria.












UM FESTIVAL VIBRANTE E MULTIFACETADO
Desde a abertura, com o ritmo contagiante do Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião e a energia das concertinas e bombos de São Tiago de Queimada, o ambiente de festa foi constante.
Nos dois restaurantes, os visitantes saborearam o anho assado no ponto e o arroz do forno fumegante, acompanhados pelos refrescantes vinhos verdes da casta Avesso.
O primeiro dia encerrou com uma emocionante atuação da Banda Marcial de Ancede, coroando uma noite de tradição e sabores autênticos.
Para além da gastronomia de excelência, destaque para a broa de milho, o biscoito da Teixeira e a doçaria tradicional, o festival proporcionou uma rica mostra de produtos endógenos, artesanato local e os vinhos verdes da casta Avesso, da sub-região de Baião, valorizando os saberes e a dedicação dos produtores presentes.
O segundo dia manteve o ritmo animado, com a atuação do grupo Arribamonte a trazer música e boa disposição. A tarde foi preenchida com um sunset com o DJ Peter P. no Espaço Lounge, criando um ambiente descontraído.
À noite, a Associação Cultural de Concertinas do Lameirão garantiu a animação enquanto os convivas degustavam as iguarias baionenses, culminando num grande concerto com Mónica Sintra, que fez vibrar o público presente.












No terceiro e último dia, o aroma inconfundível do anho assado, confecionado nos tradicionais fornos a lenha continuou a deliciar os visitantes.
O almoço de domingo foi um verdadeiro festim de sabores, animado pelo coletivo “Badanecos” e pelo Grupo de Concertinas “Joaquim Nogueira”.
A tarde foi memorável, com o Festival de Folclore a subir ao palco, apresentando atuações do Rancho Folclórico de Baião, do Rancho Folclórico de Abragão (Penafiel), do Rancho Folclórico de Quintã (Soalhães) e do Rancho de Santa Luzia (Mondim de Basto).
O encerramento do festival contou com a animação do duo baionense Pedro Mota e Andreia Vieira, selando com chave de ouro mais uma edição de sucesso.
José Lima, Vereador responsável pelo pelouro dos Assuntos Económicos e Internacionalização, manifestou a sua satisfação pelo êxito do certame:
“É com grande orgulho que encerramos mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno.
Durante estes três dias, Baião demonstrou, uma vez mais, a sua capacidade de bem receber, a riqueza da sua gastronomia e a vitalidade da sua cultura.
O sucesso deste evento é o resultado do empenho e dedicação de todos – os restaurantes, os produtores que trouxeram os seus produtos de excelência, os artesãos, os artistas que abrilhantaram os nossos palcos e, claro, todos os visitantes que nos prestigiaram com a sua presença.
O nosso muito obrigado por fazerem parte desta celebração.
Voltaremos para o ano com os aromas e sabores que tão bem nos caracterizam, para a 20.ª edição, com ainda mais entusiasmo.”


















Conteúdo atualizado em 8 de Agosto de 2025 às 13:08
