Entre os dias 4 e 6 de abril, a 19.ª Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião foi, uma vez mais um encontro de sabores, que se assumiu como um ponto de encontro e de convívio que se alarga, ano após ano, a mais baionenses, mas também a visitantes vindos de todos os pontos do país.
Esta edição traduziu-se num verdadeiro sucesso não apenas em termos de negócios gerados, mas também pela considerável afluência de público, transformando-se numa enorme montra na promoção dos produtos baionenses e da gastronomia local.
Ao longo dos três dias, um grande número de visitantes passou por Baião, e não só percorreram a Feira, como desfrutaram da gastronomia baionense nos restaurantes locais, impulsionando a economia e conquistando cada vez mais apreciadores.
SABORES IRRESISTÍVEIS



















A tenda instalada no espaço da feira do tijelinho acolheu expositores e restaurantes, oferecendo uma variedade de produtos irresistível, desde o incontornável fumeiro aos vinhos da casta Avesso, doçaria regional – como o afamado Biscoito da Teixeira – citrinos da Pala, broa de milho, compotas, licores, cerveja artesanal e artesanato típico, entre outros produtos com selo de qualidade.
Nos restaurantes, serviram-se sabores irresistíveis como o incontornável Cozido à Portuguesa e o Arroz de Moira com Grelos, além do Pastelão de Salpicão com Ovos, confecionados com mestria. Sabores capazes de desafiar os apreciadores de gastronomia mais exigentes.
O espaço dedicado à restauração, com cerca de 400 lugares sentados, encheu todos os dias, mais de uma vez, com destaque para o domingo em que as refeições se prolongaram pela tarde, beneficiando de um ambiente sempre animado pelos sons “vestidos” de tradição, que abrilhantaram a festa.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, na companhia do Secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Silvério Regalado, do Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, do Presidente da Câmara de Amarante, Jorge Ricardo, vereadores do executivo, outros autarcas, dirigentes associativos, responsáveis de coletividades locais, técnicos e colaboradores do município, inaugurou o certame ao final da tarde de sexta-feira.
Depois da visita e da apresentação de cumprimentos a todos os expositores, comprovando, aqui e ali, a qualidade genuína dos produtos, tiveram lugar as intervenções.











QUALIDADE CADA VEZ MAIS APRECIADA
O edil baionense, após os agradecimentos e o reconhecimento a todos os que tornam possível a realização do certame, “impondo-lhe a qualidade que todos os anos é apreciada”, sublinhou a conquista de “cada vez mais apreciadores, rendidos aos nossos produtos. E são também esses que, passando a palavra, fazem com que outros nos visitem e sejam conquistados, porque Baião lhes apresenta sempre o melhor”, observou. “Este é um evento que promove o território, integrando, a par de outros, a estratégia que há muito delineamos, para atrair pessoas ao concelho”, frisou.
O autarca destacou ainda o aumento do número de expositores, sinal do interesse dos produtores e também de que a feira tem ainda margem para crescer. Neste quadro, deixou uma referência especial ao Vereador dos Assuntos Económicos, “José Lima, a quem muito se deve o sucesso do certame”, apontou.
Já o governante, agradeceu “o acolhimento magnífico” e referiu-se a Baião como um concelho particular e um exemplo de território que puxa pelos seus valores, fazendo dos seus recursos uma alavanca de desenvolvimento.
DINÂMICA ECONÓMICA ALARGADA
Ao Vereador dos Assuntos Económicos, José Lima, coube sublinhar o “empenho dos expositores e a dinâmica económica que a feira evidencia, que vai para além do próprio certame, potenciando negócios, por todo o concelho, mas também por toda a região, em setores muito diversificados”, garantiu.
Por sua vez, o Presidente da Assembleia Municipal, Armando Fonseca, reiterou o agradecimento pela presença de todos e destacou o papel dos expositores pela dinâmica, pela resiliência e pelo facto de nos continuarem a brindar com produtos de qualidade, que é reconhecida, e que contribui de forma positiva para divulgar e dar a conhecer o nosso concelho.
EVENTO COM MEDIDAS DE SUSTENTABILIDADE
Durante a Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião, foram adotadas medidas de mitigação da pegada ecológica, apontadas à sustentabilidade, com a colocação de ecopontos e de cinzeiros, a instalação de bebedouros, a utilização de iluminação LED, a utilização de garrafas de vidro reutilizáveis, o uso de produtos locais com reduzida pegada ecológica, a recolha e tratamento de resíduos orgânicos (biorresíduos) e o combate ao desperdício alimentar, com a entrega de caixas 100% biodegradáveis para transporte de alimentos.
Em paralelo, decorreu mais uma edição da Feira Stock-Off, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Baião, com o apoio da Câmara Municipal, que reuniu diversas empresas locais com venda de produtos a preços convidativos.
O sucesso da 19.ª edição da Feira do Fumeiro reforçou o estatuto do território como destino de excelência para os amantes da boa gastronomia, do convívio e das tradições, afirmando-se cada vez mais como referência no panorama nacional.









