Realizou-se na manhã de sábado, dia 6 de abril, na Biblioteca Municipal António Mota, a cerimónia de entrega do “Kit Bebé” às crianças nascidas até 31 de março deste ano, no âmbito do programa “Nascer, Crescer e Viver em Baião é Fixe”, promovido pela Câmara Municipal de Baião.
Dos 20 pedidos recebidos até 31 de março, foram entregues 18 “Kit Bebé” Baião, sendo que os restantes se encontram em análise dos critérios de elegibilidade, prevendo-se para breve a sua entrega.
Os bebés baionenses nascidos em 2024 não faltaram ao convite, acompanhados dos progenitores e outros familiares, num encontro cheio de ternura, num olhar para o futuro.
O vice-presidente da Câmara Municipal, também responsável pelos Assuntos Sociais, Filipe Fonseca, destacou o momento especial que é a “chegada de um novo membro ao núcleo familiar, um novo baionense que enriquece a nossa comunidade”, frisando que a oferta do Kit Bebé é “uma forma simbólica de saudar cada recém-nascido, de felicitar os progenitores e de reafirmar o compromisso da atenção permanente da autarquia à qualidade de vida dos baionenses desde a mais tenra idade”, assegurou o autarca.
Também o presidente da Câmara, Paulo Pereira, esteve presente na cerimónia, partilhando os momentos com os bebés e seus familiares, na companhia de técnicos e outros colaboradores da autarquia.
O programa “Nascer, Crescer e Viver em Baião é Fixe”, iniciado em 2023, constitui uma medida de política pública municipal, centrada na natalidade, mas conjugada com os domínios da saúde, da ação social e da promoção do desenvolvimento.
O Kit Bebé é composto por um cabaz com produtos adquiridos em farmácia, com artigos de saúde e bem-estar para o bebé, avaliado em duzentos euros, e um cheque no valor de cento e cinquenta euros, destinado a apoiar a aquisição de outros bens de saúde, nomeadamente, vacinas que não estejam incluídas no Plano Nacional de Vacinação.
COMO PROCEDER PARA RECEBER O “KIT BEBÉ”
Para beneficiar do Kit Bebé, um dos progenitores, ou quem comprovadamente tenha a tutela do bebé, deverá preencher e entregar nos serviços sociais da Câmara Municipal de Baião, o requerimento, devidamente preenchido, tal como os documentos necessários para a inscrição: cópia da certidão de nascimento da criança ou documento comprovativo do registo, assim como o cartão de cidadão do tutor.
Os serviços sociais da Câmara Municipal de Baião situam-se na Rua Eça de Queiroz, n. º46, na Vila de Baião.
Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:40