O Município de Baião recebeu, no dia 28 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma comitiva do “Conselho Municipal Jovem” de Cormeilles-en-Parisis, cidade francesa geminada com Baião, que assinala e reforça os laços de cooperação e amizade entre as duas comunidades.
O grupo que está em visita ao concelho até ao próximo domingo, é composto por 28 jovens conselheiros, com idades entre os 12 e os 14 anos, acompanhados por quatro eleitos da Mairie de Cormeilles-en-Parisis (Câmara Municipal) – Agnès Louison, Jean Claude Fauconnier, Laurencia Faria e Sophie Bruciaferi – e dois colaboradores da autarquia francesa.
O Presidente da Câmara Municipal de Baião, acompanhado pelo vereador dos Assuntos Económicos e da Internacionalização, José Lima, técnicos e colaboradores do Município, presidiu à sessão de boas-vindas, dando nota da “satisfação e alegria” por acolher a comitiva.
CONHECER BAIÃO
Paulo Pereira fez também referência ao programa de atividades que foi preparado para os jovens, que inclui momentos de dança e outras artes performativas, atividades desportivas, passeios a cavalo e de bicicleta, atividades no rio, caminhadas na natureza e uma deslocação à cidade do Porto, entre outras.
Apelando a que se sintam do mesmo modo que os baionenses se têm sentido nas visitas a Cormeilles, ou seja, “em casa” o autarca incentivou a que possam ser celebradas amizades com jovens de Baião e que, acima de tudo, desfrutem e se divirtam.
PRIVILEGIAR O CONVÍVIO
Após um sublinhado ao exemplo de partilha e crescimento mútuo que a geminação tem evidenciado, o Presidente da Câmara de Baião, sugeriu que aproveitassem estes dias “para desconetar do mundo virtual” privilegiando o “convívio com os colegas e com as pessoas de Baião”.
Também os jovens franceses e os representantes da Mairie de Cormeilles-en-Parisis fizeram referência aos laços cada vez mais fortes que ligam as duas comunidades e deram nota da satisfação com que visitam Baião.
Na cerimónia foram exibidos vídeos promocionais – “Baião Répond” (em francês) e “Baião Terra de Aventura” – que deram a conhecer algumas referências do património, da natureza e a dinâmica cultural do concelho. No final foram entregues lembranças a toda comitiva.
Esta é a segunda visita do género – a primeira realizou-se em 2022 – sublinhando a continuidade do envolvimento e do intercâmbio entre os dois municípios, também junto da população mais jovem.



