É já hoje, dia 16 de agosto, que arrancam as Festas Concelhias e de São Bartolomeu. O Desfile de Moda e Noite Branca, na praça Eça de Queiroz promete uma noite cheia de brilho e elegância no abrir de portas para um programa de 9 dias, diversificado, com grande animação e convívio que fazem de Baião o centro da região.
O presidente da Câmara, Paulo Pereira, destaca a relevância das festas como grande evento que marca o verão, “uma referência do nosso concelho que todos os anos atrai muitos visitantes e promove o reencontro e o convívio dos baionenses. É mais um motivo para que nos visitem e para darmos a conhecer as potencialidades de Baião. E são muitas, em vários domínios, cultural; ambiental, natural, patrimonial e humano. Sublinho o humano, este o nosso bem maior, as pessoas, os baionenses”, vincou, renovando o convite à participação.
Por seu lado, o presidente da Associação de Trabalhadores da Câmara de Baião, Filipe Ferreira, explica que o programa foi “preparado para agradar a um público diverso e abrangente, havendo o cuidado de ir ao encontro de maior número possível de sensibilidades, quer no que respeita aos gostos musicais, quer em outros eventos”, pelo que se espera, mais um ano com “muita participação dos baionenses e de visitantes”, revela.
Até ao dia 24, a vila de Baião é o palco do melhor ambiente de convívio, de partilha e de reencontro dos baionenses, reforçando e criando amizades, e acolhendo de forma franca e entusiasmada todos aqueles que nos visitam.
Mais uma vez, um programa vasto e diversificado, onde se multiplicam os atrativos, com espetáculos musicais, que vão desde a música ligeira, ao folclore, passando pelos sons tradicionais, serve de base para vivências inesquecíveis.
Um ambiente de festa invade a sede do concelho, com vários grupos de bombos ou de concertinas a desfilarem pelas principais artérias da vila, assumindo a banda sonora dos dias e sublinhando o caráter genuíno das festividades.
Mas também há artistas nacionais que, em Baião, vão mostrar o seu melhor, proporcionando espetáculos capazes de atrair muitos visitantes de todas as paragens, fazendo da nossa terra um privilegiado ponto de encontro. Os destaques para as atuações do Grupo Diapasão, no dia 20; o espetáculo Remember – Tributo aos anos 80 e 90, no dia 21; o concerto do artista Emanuel, no dia 22; e de Carolina Deslandes, uma das melhores artistas nacionais, que vai subir ao palco no dia 23.
Será ainda possível assistir a vários concertos de grupos musicais do concelho, como o Foles e Cantares, no dia 17; o Volumax Band, dia 18; Tony Dance, no dia 19; os Andarilhos, no dia 20; TONY’S Band, no dia 21; e Rafael, no dia 22. Pela noite dentro, a atuação de DJs garante a toda a animação.
A “Noite Morta”, de 22 para 23 de agosto, é a “noite mais longa do ano”, uma das tradições incontornáveis, que se perde na memória dos tempos. A sua origem prende-se com uma iniciativa de um grupo de Romeiros, que se juntava na noite de 22 de agosto, tradicionalmente a mais pacata das festividades baionenses. Os convivas reuniam-se para provar a gastronomia e os vinhos de Baião, e depois percorriam, animados, as ruas da vila, fazendo uso de concertinas e outros instrumentos que acompanhavam os cantares ao desafio. Por norma, a animação durava até ao raiar do dia e a verdade é que ainda hoje se mantém, agora reforçada pela presença de largas dezenas de grupos de romeiros, contando, normalmente, pelo menos, com um grupo exclusivamente composto por romeiras. É esta “Noite Morta”, uma noite de especial convívio que, este ano, mais uma vez, será uma das mais vivas das festividades.
O programa desenvolve-se num misto de tradição e modernidade, tendo enfoque particular nas tradições concelhias, merecendo referência particular momentos como o emblemático concurso e desfile de gado, que todos os anos junta centenas de espécimes da raça Arouquesa (23 de agosto, a partir das 8h00); a Feira de Artesanato (abertura no dia 20, às 17h00); o encontro de Tocadores de Concertinas (dia 23, às 22h00); e o incontornável Festival Internacional de Folclore (17 de agosto, às 21h30).
A vertente religiosa assume maior relevo no dia 24 de agosto, feriado municipal, com a realização da tradicional Missa Solene (11h00) e a majestosa Procissão em honra de São Bartolomeu (18h00). Um dia em que se eleva também o brilho com as atuações das bandas de música de Ancede e de Santa Marinha do Zêzere, que irão protagonizar vários momentos musicais, incluindo uma atuação conjunta no exterior da Igreja Paroquial (22h00).
As Festas Concelhias e de São Bartolomeu são organizadas por uma Comissão de Festas liderada pela Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, com a participação de vários voluntários, e conta com o apoio do Município.