O vice-presidente da Câmara de Baião e vereador responsável pelos pelouros da Proteção Civil e da Juventude, Filipe Fonseca, anunciou, no dia 12 de setembro, que a autarquia pretende alargar a um maior número de jovens a participação em programas de voluntariado, nomeadamente na próxima edição do projeto “Patrulha Baião”, no âmbito do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
O autarca revelou a intenção do município durante a cerimónia de entrega de certificados de participação e de vouchers para acesso gratuito a eventos integrados na agenda cultural do concelho, dirigida aos jovens que participaram na edição deste ano do projeto “Patrulha Baião”, que decorreu na Biblioteca Municipal António Mota.
Filipe Fonseca explicou que o alargamento do número de participantes resulta do facto de, nesta edição do “Patrulha Baião”, ter havido 58 inscrições e, de acordo com os regulamentos do IPDJ, apenas ter sido possível admitir 24 participantes. Assim, para colmatar a limitação, “o pelouro da Proteção Civil, irá avançar já em 2025 com um Programa Complementar a este, que passaremos a denominar de “Patrulha Baião – Vigilância Complementar”, revelou o autarca.
Elogiou também os jovens por abraçarem “uma causa que é de todos e por se disponibilizarem para participar neste projeto, que, ao mesmo tempo, permite adquirir outra sensibilidade e transmitir valores importantes, neste domínio, a outras pessoas”, referiu.
Na cerimónia, esteve também o presidente da Câmara, Paulo Pereira, que reforçou os agradecimentos do vereador e apelou a que os jovens se envolvam ativamente na vida da comunidade.
“… E devemos sentir-nos bem com isso!”, frisou, apelando e incentivando os jovens a assumirem um papel mais ativo na comunidade, contribuindo de forma positiva para uma sociedade melhor. “Há quem diga que os jovens são o futuro. Não, os jovens têm um passado, são o presente e serão o futuro. Devemos, todos participar ativamente na construção de um presente melhor para todos”, referiu.
A terminar, o edil de Baião aconselhou os jovens a não se deixarem iludir pelas redes sociais, que “muitas vezes nos manipulam através do conhecimento que têm de nós, por vezes conhecendo-nos melhor do que nós próprios, através da análise que fazem da nossa interação digital, através do nosso algoritmo”, alertou.
“A melhor rede social é esta… é estarmos uns com os outros”, aconselhou Paulo Pereira.
Conteúdo atualizado em 25 de Setembro de 2024 às 16:47