No âmbito do Dia Mundial da Atividade Física e do Dia Internacional do Desporto para o Desenvolvimento e a Paz, a Câmara Municipal de Baião, através do pelouro do Associativismo e Desporto, ofereceu quatro desfibrilhadores a coletividades concelhias, numa ação realizada no dia 6 de abril, na Biblioteca Municipal António Mota.
Estes equipamentos, foram disponibilizados aos clubes que têm atividade desportiva frequente nas suas instalações, Associação Desportiva de Ancede, Associação Desportiva de Baião, Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Gestaçô e a Associação Cultural e Recreativa de Santa Cruz do Douro.
Esta ação contempla ainda a frequência de sete horas de formação para seis elementos identificados por cada associação, uma vez que o manuseamento só pode ser feito por cidadãos capacitados / certificados e nesse sentido o Município “patrocina” essa formação, assim como o custo com a manutenção anual dos equipamentos.
A Associação Cultura e Recreativa do Gôve que tem também atividade desportiva frequente, terá igualmente oportunidade de receber esta formação, uma vez que os locais que utiliza para a prática estão equipados com o referido equipamento.
Para além destas, em simultâneo, foi também adquirido mais um desfibrilhador para equipar o Centro de Cyclin’ e o Centro Hípico, garantindo assim, o alargamento do programa nas infraestruturas de gestão municipal.
Recentemente foram feitas sessões de “reciclagem” com os colaboradores afetos às Infraestruturas.
No âmbito da adesão ao Programa Nacional de Desfibrilhação Automática Externa (PNDAE) cujo processo técnico, legal e administrativo de licenciamento é regido e sujeito a aprovação pelo Instituto Nacional de Emergência Medica (INEM), a implementação do PDAE em Baião, iniciou-se em 2020/2021 quando o Município decidiu equipar com Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE), as infraestruturas onde é desenvolvida pratica desportiva regular, mais concretamente a Piscina Municipal Coberta, o Pavilhão Multiusos, o Pavilhão Desportivo de Santa Marinha do Zêzere, o Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas de Eiriz e o Pavilhão Desportivo do Agrupamento de Escolas do Vale do Ovil.
Filipe Fonseca, vereador responsável pelo pelouro do Associativismo e Desporto e com a tutela da Proteção Civil, referiu que “este Executivo, através da interligação entre os pelouros do Associativismo e da Proteção Civil, fortaleceu a segurança nas instalações desportivas ao oferecer estes equipamentos e fornecer formação aos colaboradores.
Esta medida reflete o compromisso com a saúde e a prevenção de emergências médicas durante a prática desportiva, tendo como prioridade a segurança e bem-estar dos cidadãos.”
Conteúdo atualizado em 27 de Junho de 2024 às 14:36