O Município de Baião foi novamente distinguido como “Município Amigo do Desporto” durante o XXV Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, que decorreu entre os dias 27 e 30 de maio, no Funchal.
A distinção, atribuída pelo sétimo ano consecutivo, reflete o reconhecimento pelo empenho contínuo da autarquia na promoção de políticas públicas que incentivam a prática desportiva e a assumem como uma atividade determinante na formação e desenvolvimento integral dos cidadãos, na promoção da inclusão e na melhoria da saúde, qualidade de vida e bem-estar de todos.
Filipe Fonseca, Vice-presidente da Câmara Municipal de Baião e vereador responsável pelo Associativismo e Desporto, que recebeu o galardão, sublinhou que a distinção resulta do trabalho contínuo que temos desenvolvido em prol da promoção da atividade física e do bem-estar da nossa comunidade. Em Baião, acreditamos que o desporto é uma alavanca fundamental para o desenvolvimento humano e para a qualidade de vida. Este é um compromisso que assumimos e que honramos no quadro das políticas públicas centradas nas pessoas”, garantiu.
O autarca considerou “gratificante perceber que um número crescente de baionenses se dedica à prática desportiva, o que decorre do compromisso deste Executivo em proporcionar uma oferta diversificada e de qualidade, bem como da dedicação dos nossos técnicos, que são os verdadeiros impulsionadores junto da nossa comunidade”. Aproveitou para lembrar que entre os dias 25 e 30 de junho, teremos a II Semana do desporto e Associativismo, com um programa diversificado de atividades, para todos.
A este propósito, importa recordar que a Câmara Municipal de Baião tem em curso o maior investimento de sempre no setor do Desporto, abrangendo diversas vertentes estratégicas como a requalificação e modernização de equipamentos desportivos; a criação de novos espaços dedicados à prática desportiva; o incremento de novas modalidades, que compreendem munícipes de todas as idades, de que é exemplo a recente implementação do Walking Football; o aproveitamento e valorização dos recursos naturais para a prática de atividades ao ar livre.
O seminário, sob o lema “Active Cities – Smart Cities”, reuniu centenas de participantes de todo o país, transformando-se num espaço de partilha de boas práticas, capacitação técnica e reforço das redes de colaboração entre municípios, com enfoque no trabalho das autarquias apontado à promoção de estilos de vida saudáveis e à valorização do património cultural e natural.




