Ambiente Destaques

Baião acolheu IV Conferência de Ambiente e Sustentabilidade dedicada à Paz e ao Desenvolvimento

Baião acolheu IV Conferência de Ambiente e Sustentabilidade dedicada à Paz e ao Desenvolvimento

O Auditório Municipal de Baião recebeu, no passado dia 17 de junho, a IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade, dedicada ao tema “Paz, Planeta e Desenvolvimento Sustentável“, um encontro que promoveu a reflexão e o debate em torno de alguns dos desafios mais prementes da atualidade.

O evento contou com a presença de personalidades de relevo da vida pública portuguesa. Augusto Santos Silva abriu os trabalhos e Paulo Portas encerrou a sessão, num encontro marcado pela partilha de ideias sobre os desafios que se colocam à Humanidade, com particular enfoque nas questões ambientais, sociais e geopolíticas.

O painel de debate, sob o mote Crise Climática; Ameaça à Paz; Democracia e Desenvolvimento Sustentável, foi moderado por Inês Cardoso, diretora-geral editorial do Jornal de Notícias, e reuniu o major-general, Filipe Arnaut Moreira, Helena Carreiras, vice-reitora do ISCTE e ex-ministra da Defesa, e Luís Amado, economista e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros. Participou ainda na moderação do encontro Paula Nunes da Silva, coordenadora do projeto “Criar Bosques” da QUERCUS – Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), e apresentadora do programa Planeta Verde, do Porto Canal.

As intervenções versaram, essencialmente, sobre o novo contexto mundial, as ameaças globais, as causas e consequências dos conflitos armados e, sobretudo, os grandes desafios que se colocam em diversos domínios.

Na sessão de boas-vindas, o Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, começou por agradecer a presença de todos e destacou a importância do tema da conferência, sublinhando a necessidade de unir esforços, enfrentar barreiras e congregar vontades, em prol de um futuro mais sustentável. “Unir, Paz, Planeta e Pessoas na mesma causa, nunca como hoje foi tão necessário”, afirmou o autarca, reforçando a pertinência do encontro.

“SEM PAZ, NÃO HÁ JUSTIÇA, NÃO HÁ COESÃO”

Paulo Pereira deu ainda nota das opções políticas que o Município de Baião tem seguido, no âmbito da sua Estratégia Global, para afirmar o concelho como um “território comprometido com a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo uma abordagem integrada que conjuga desenvolvimento humano, económico e proteção ambiental”, destacou.

O edil alertou para os perigos que se intensificam no atual cenário internacional e deu especial relevo ao 16.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – Paz, Justiça e Instituições Eficazes – recordando que, “sem paz não há justiça, não há coesão”.

Sublinhando o papel fundamental do Poder Local na construção da Paz, o Presidente da Câmara realçou o contributo das comunidades e da sociedade civil neste processo, apontando, nesse sentido, “as autarquias, as aldeias, as escolas, a casa de cada um, a forma como nos relacionamos e cuidamos uns dos outros”, frisou.

Neste contexto, Paulo Pereira aludiu às políticas seguidas em Baião, que assentam na “proximidade, justiça social e presença onde ela mais é necessária”, garantindo que o mundo também muda com exemplos. “E Baião quer continuar a ser um deles”, concluiu.

No mesmo dia, à margem da Conferência, no Mosteiro de Ancede Centro Cultural – MACC Baião, o Município recebeu a certificação “Ouro” como Destino Turístico Sustentável, atribuída pela entidade internacional EarthCheck e validada pelo Global Sustainable Tourism Council (GSTC).

Baião tornou-se, assim, o primeiro município português a alcançar este nível de reconhecimento, que reflete o seu compromisso contínuo com práticas sustentáveis e com a preservação ambiental.

Veja na integra a IV Conferência Anual de Ambiente e Sustentabilidade: https://youtu.be/3sDLAWyNIjo

2-CLDS 5G

O que é? O Contrato Local de Desenvolvimento Social de 5ª Geração (CLDS 5G) ...

Radar Social de Baião

RADAR SOCIAL O Município de Baião tem implementada, desde 15 de abril de 2024,...

Recolha Complementar de Resíduos

Os sistemas municipais e multimunicipais podem recolher resíduos urbanos não a...

Acessibilidade

A Câmara Municipal de Baião compromete-se a disponibilizar o sítio Web cm-bai...

OPJ – 2025

Através do Orçamento Participativo Jovem (OPJ – Baião), os jovens do co...

Memorial aos Combatentes do Ultramar

Inaugurado no dia 25 de abril de 2024, este memorial presta homenagem aos baione...

Orçamento Participativo Escolas

O Orçamento Participativo para as Escolas enquanto iniciativa da política da E...

Código Regulamentar

CRM Baião

Município em Agenda

Conteúdo atualizado em 3 de Novembro de 2025 às 09:43

Recolha de Verdes

O serviço O Município de Baião disponibiliza aos seus munícipes um serviço ...

Lagar do Convento Reserva

Vinho Verde DOC LAGAR DO CONVENTO Reserva Da natureza única do nosso vale aliad...

CENTRO DE DOCUMENTOS

VOLTAR À PASTA INICIAL ↺ Nas pastas encontra documentos sobre: Urbanismo, Ass...

Chat Icon Close Icon

Texto informativo

Pellentesque nec faucibus sem. Suspendisse ac congue odio.

Donec dictum ex eget ante faucibus, nec elementum ex malesuada. Curabitur pretium nibh est, sit amet rutrum eros tempor in. Pellentesque lacinia dignissim luctus. 

[current_date format=”d”] de [current_date format=”F”] de [current_date format=”Y”]

Skip to content