Realizou-se nos dias 28 e 29 de março, a 5.ª edição do evento “Virar a Mesa do Avesso”. Mais um encontro singular entre a literatura e a gastronomia num entrelaçar de sentidos a despertar ideias e desafios na vivacidade cultural.
Criaram-se sabores especiais, regados pelo precioso Avesso da sub-região de Baião, e “cozinharam-se” ideias que, além de outros nomes da literatura, evocaram Camilo Castelo Branco, na celebração do bicentenário do seu nascimento. O seu génio literário, a intensidade dramática das suas narrativas ecoou num cenário, ele próprio, guardião de histórias perdidas no tempo – O Mosteiro de Ancede Centro Cultural Baião.
PARTICIPAÇÃO DO SECRETÁRIO DE ESTADO DA CULTURA
No segundo dia, o evento contou com a participação ativa do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, também ele, homem das letras, que enriqueceu o debate.
A 5.ª edição do “Virar a Mesa do Avesso” proporcionou serões de tertúlias animadas, num fervilhar de pensamentos e experiências gastronómicas. À volta da mesa, com moderação do jornalista Fernando Alves, juntaram-se escritores, editores, jornalistas e apreciadores das letras e da cultura – Jorge Sobrado, vice-presidente da CCDR-N, o escritor Manuel Jorge Marmelo, o editor António Batista Lopes, o coronel Manuel Pedroso Marques, o ator e encenador António Durães, o estudioso do universo camiliano Edgar Meireles, o jornalista António Catarino, e o escritor baionense António Mota.
Na vertente gastronómica, os chefs António Pinto e António Queiroz Pinto, juntamente com o chef convidado, Rui Martins, conceberam pratos únicos, tendo por base os produtos locais. Sabores da terra capazes de despertar novas sensações, conjugados com mestria para apimentar conversas e aguçar o apelo das letras.
“CASAMENTO” ENTRE A LITERATURA E A GASTRONOMIA
O Presidente da Câmara de Baião, Paulo Pereira, participante ativo no encontro e debate de ideias, esteve sempre presente, assim como vereadores e outros autarcas. Também muitos dos que se associaram à iniciativa, juntaram ideias e despertaram momentos de reflexão.
O edil sublinhou o “excelente casamento entre a literatura e a gastronomia, áreas que muito dizem a Baião, território inspirador para muitos escritores, onde a gastronomia se assume, cada vez mais como um pilar e uma referência incontornável para os melhores apreciadores, de resto, a merecer, com frequência, destaque em trabalhos de reportagem na comunicação social”, frisou.
“Este desafio de ‘Virar a Mesa do Avesso’ – apresentado pelo Fernando Alves – foi abraçado por nós desde a primeira hora, na certeza de que o seu conceito se enquadrava perfeitamente naquela que é também uma linha estratégica que definimos – a valorização do nosso património literário e gastronómico. E o sucesso desta edição atesta bem que se trata de mais uma aposta ganha”, apontou.
Fernando Alves destacou Baião como um lugar perfeito para conjugar literatura e gastronomia. Uma terra de escritores, rica em história, envolta em paisagens deslumbrantes e sustentada por fortes laços de amizade.
Ao longo dos anos, “Virar a Mesa do Avesso” tem proporcionado viagens únicas à descoberta de todos os sentidos, num convívio harmonioso entre tradição e inovação.
Este ano, sempre com “casa cheia”, viveram-se noites muito especiais, para guardar no melhor espaço da memória de cada um dos participantes.
À mesa, regada pelo Avesso, celebrou-se, mais uma vez, a Cultura e a identidade de Baião.































